Museu Carlos Machado

Voltar

EVENTOS

500 anos do nascimento de Santa Teresa e Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja

Quinta-Feira, Dia 15 de Outubro de 2015

O Museu Carlos Machado vai comemorar no próximo dia 15 de Outubro, às 21:00h, no Núcleo de Arte Sacra, os 500 anos do nascimento de Santa Teresa e, em simultâneo, o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja. O evento músico-literário realiza-se em parceria com a Comissão Diocesana dos Bens Culturais da Igreja e com a Comissão Diocesana da Cultura, contando com a colaboração do Conservatório Regional de Ponta Delgada.

Contará igualmente com um momento intitulado: “Biografia e Actualidade da Vida e Obra de Santa Teresa de Ávila”  pelo teólogo Ricardo Tavares, assim como apresentação teatralizada da mística de Santa Teresa, com a poetisa Eleanora Marino.

Teresa de Ávila, conhecida como Santa Teresa de Jesus nasceu em 1515 e foi uma freira carmelita, canonizada no século XVI. O Padre António Vieira dedicou-lhe, em 1654, um sermão na igreja do Colégio dos Jesuítas em Ponta Delgada, atual Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado.

O Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja é uma iniciativa do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja e que tem como objectivo a chamada de atenção sobre a importância do riquíssimo património igreja, verdadeiro tesouro de evangelização.

Imagem:

Santa Teresa de d'Ávila (pormenor)
Escultura em madeira dourada e policromada
Século XVII
Coleção Museu Carlos Machado
MCM5926

Governo dos Açores, Presidência do Governo, Direcção Regional da Cultura Direcção Regional da Cultura Museu Carlos Machado
MUSEU CARLOS MACHADO
Núcleo de Santa Bárbara
9500-105 Ponta Delgada
Tel. 296 20 29 30/31
Fax. 296 20 29 39
Email: museu.cmachado.info@azores.gov.pt
Símbolo de Acessibilidade na Web [D]

SÍTIO WEB OPTIMIZADO PARA:
800x600 e 1024x768
Internet Explorer 6.0 ou superior
Firefox 2.0 ou superior