Museu Carlos Machado

Voltar

EVENTOS

A Árvore da Vida

Sexta-Feira, Dia 22 de Novembro de 2019 a Segunda-Feira, Dia 13 de Janeiro de 2020

Inaugura no Núcleo de Santo André, no dia 22 de novembro, a exposição "A Árvora de Vida", com trabalhos do Coletivo 18.

 

Colectivo 18

 

É uma estrutura destinada a dar suporte a grupos de criadores. O C18 tem por objetivo principal dignificar o artesanato português, apresentando propostas conjuntas, em espaços nobres e procurando dessas forma novos caminhos para a comercialização de artesanato tradicional e contemporâneo. Pretende ser um coletivo onde cada um trará a sua individualidade, experiência e visão, sobre cada uma das temáticas escolhidas.

O Coletivo 18 surgiu no ano 2017 com a finalidade de juntar um grupo de criadores e ao longo do ano de 2018, expor em conjunto, peças pertencentes a três temas em três espaços diferentes e em três momentos distintos.

Podem ser membros do C18, os criadores convidados pela organização, para o ano em questão.

Os membros do C18 de cada ano, deixam de pertencer ao C18 no final de cada ano. É possível ser membro um dado ano e receber convite para o próximo ano, ou voltar a receber em anos vindouros.

Os membros do C18 tem o direito e obrigação de participar nas 3 exposições temáticas do ano.

 

 

Exposição Árvore da Vida

A Árvore brota da terra mãe cheia de encantos, guardiã de segredos ancestrais, grande e majestosa conduz-nos a sentimentos indefinidos e a recordações do sagrado.

De simbolismo universal, a sua verticalidade evoca transcendência assegurando a ligação entre a terra e o céu.

A Árvore foi o símbolo escolhido para exprimir a Vida, a Imortalidade, a Sabedoria, a Juventude, influenciando homens e mulheres de geografias variadas, ao longo da história da nossa existência. É tronco comum a muitas e diferentes culturas.

É com muito gosto e honra que o Coletivo 18 vem expor o seu trabalho, no belíssimo espaço da Igreja do Convento de Santo André do Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada. O tema Árvore - ÁRVORE DA VIDA, foi o mote para o trabalho de 10 artesãos que criaram um conjunto de 25 peças inspiradas na Natureza e no simbolismo que o Tema encerra.


A sensibilidade que é particular a cada  um de nós, adquire expressão própria em barro, papel, tecido, ou simplesmente recorrendo à reciclagem, transmitindo uma percepção pessoal do mundo em que vivemos.

O desafio está lançado, esperamos por vós.

 

 

Governo dos Açores, Presidência do Governo, Direcção Regional da Cultura Direcção Regional da Cultura Museu Carlos Machado
MUSEU CARLOS MACHADO
Núcleo de Santa Bárbara
9500-105 Ponta Delgada
Tel. 296 20 29 30/31
Fax. 296 20 29 39
Email: museu.cmachado.info@azores.gov.pt
Símbolo de Acessibilidade na Web [D]

SÍTIO WEB OPTIMIZADO PARA:
800x600 e 1024x768
Internet Explorer 6.0 ou superior
Firefox 2.0 ou superior