Museu Carlos Machado

Voltar

Arte

Baiser ou Ternura

Ernesto Canto da Maia (1890-1981)
Terracota policromada
42 x 42,5 x 20 cm
MCM5265

Em Detalhe »

English

Ernesto Canto da Maia was a modernist sculptor whose works reached national and international projection. During his stay in Paris he won the Grand Prix of Sculpture in 1937. In his works one finds influences of symbolism, expressed through an individual emotion and a particular vision of the world. This work is part of the series “Baiser” (or: “Idyll”), first shown in 1934 on the second Boulogne-Billancourt exhibition. According to Paulo Henriques, the “Baiser” series represents, within Canto da Maia’s work, the option for a more naturalistic representation.

 

Português

Ernesto Canto da Maia foi um escultor modernista que realizou obras com projecção nacional e internacional. Durante a sua estada em Paris foi merecedor do Grand Prix de Sculpture, em 1937. Nas suas obras encontram-se influências do simbolismo, expressas através de uma emotividade individualista e de uma visão particular do mundo. Esta escultura é parte do grupo "Baiser" (ou "Idílio"), apresentado pela primeira vez em 1934 na 2ª Exposição de Boulogne-Billancourt. Segundo Paulo Henriques, o grupo "Baiser" marca na produção de Canto da Maia a opção por uma representação mais naturalista que simbólica, assim como a passagem de silenciosos registos de interioridade para a extroversão de uma necessária alegria (...).

Os corpos perdem hieratismo e ganham sensualidade táctil. A posição envolvente dos volumes dos braços e pernas culmina na relação dos rostos, agora sussurrantes e sorridentes. De resto, o afastamento de uma gramática explicitamente decorativa por valores mais construtivos correspondia à direcção seguida pela escultura francesa de tradição classicizante ao longo da década e cujo levantamento seria feito por ocasião da Exposição Internacional de 1937". (1)

1 - Henriques, Paulo (com.) Canto da Maia. Escultor Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1990, pág. 134.

Governo dos Açores, Presidência do Governo, Direcção Regional da Cultura Direcção Regional da Cultura Museu Carlos Machado
MUSEU CARLOS MACHADO
Núcleo de Santa Bárbara
9500-105 Ponta Delgada
Tel. 296 20 29 30/31
Fax. 296 20 29 39
Email: museu.cmachado.info@azores.gov.pt
Símbolo de Acessibilidade na Web [D]

SÍTIO WEB OPTIMIZADO PARA:
800x600 e 1024x768
Internet Explorer 6.0 ou superior
Firefox 2.0 ou superior