Museu Carlos Machado

Voltar

Etnografia Regional

Capote e capelo

Século XIX/XX
S. Miguel, Açores
Tecido de lã
A 125 x C 720 cm
MCM1644    

 

Em Detalhe »

O capote e capelo é um elemento marcante da indumentária tradicional da mulher açoriana. De origem imprecisa, feito de pano inglês resistente, azul escuro ou negro, era composto pelo capote, capa rodada que cobria a mulher, e pelo capelo, larga cobertura de cabeça suportada por um arco de osso de baleia e forro de cânhamo, que lhe assegurava a forma e a consistência.

O capote e capelo herdava-se, passando por várias gerações e servindo às vezes para toda a família. Transversal a todas as classes sociais, teve como primordial função o agasalho, embora também tenha sido escolhido como complemento do vestido de muitas noivas açorianas.

Esta peça de vestuário feminino foi utilizada em todo arquipélago, tendo o capelo assumido maiores dimensões nas ilhas do Faial e de Santa Maria.
Ao logo do tempo a imagem da “mulher de capote e capelo” foi representada e difundida em diversos suportes e tornou-se um elemento identitário das vivências e da cultura açoriana.

[SFS]

 

Governo dos Açores, Presidência do Governo, Direcção Regional da Cultura Direcção Regional da Cultura Museu Carlos Machado
MUSEU CARLOS MACHADO
Núcleo de Santa Bárbara
9500-105 Ponta Delgada
Tel. 296 20 29 30/31
Fax. 296 20 29 39
Email: museu.cmachado.info@azores.gov.pt
Símbolo de Acessibilidade na Web [D]

SÍTIO WEB OPTIMIZADO PARA:
800x600 e 1024x768
Internet Explorer 6.0 ou superior
Firefox 2.0 ou superior