Museu Carlos Machado

Voltar

Arte

Casas em Leça da Palmeira

José Veloso Salgado (1864-1945)
1912
Oléo sobre tela
A 25 x L 35 cm
MCM5001

Em Detalhe »

English abstract

Veloso Salgado was born in Santa Maria de Melon, in Spain, and came to Portugal at the age of 10, acquiring Portuguese nationality, in 1886. He was part of a generation of portuguese artists influenced by naturalistic painting, developing in Paris at that time. There, Veloso Salgado was a student of Cabanel, Jean Paul Larens, Delaunay, Benjamin Constant and Cormon, who helped form many other painters.

Landscape was one of his most proeminent painting themes, like this piece here, Casas em Leça da Palmeira (“Houses in Leça da Palmeira”), from 1912, resulting from his staying at that village.

Português

A pintura "Casas em Leça da Palmeira, efectuada em 1912, por Veloso Salgado (1864-1945), foi oferecida ao Museu depois da exposição de 1914. Foi a primeira pintura registada no inventário de Arte do Museu Carlos Machado, cuja colecção se inicia com um conjunto de artistas ligados ao Naturalismo, com influências impressionistas, em pinturas de ar livre. Veloso Salgado nasceu em Santa Maria de Melon, em Espanha, vindo com 10 anos para Portugal, onde se naturalizou português, em 1886. Em 1881 matriculou-se nos cursos da Escola de Belas Artes de Lisboa e pertenceu a uma geração de pintores portugueses que captaram a influência da pintura naturalista, que se realizava em Paris nessa época, para onde partiu em 1888.

Em Paris, Veloso Salgado foi aluno de Cabanel, Jean Paul Laurens, Delaunay, Benjamin Constarnt e Cormon, pintores académicos, que ajudaram a formar grande parte dos pintores do seu tempo, conhecidos de outros artistas açorianos como Duarte Maia e Domingos Rebelo.

A partir de 1901 foi nomeado professor definitivo de Pintura na Academia de Belas Artes de Lisboa, onde permaneceu durante 37 anos. Está representado em diversas colecções particulares, outras instituições e museus, cultivando com a mesma facilidade tanto o retrato como a paisagem. Se foram os retratos que o distinguiram, como o da Rainha D. Amélia, a cavalo, ou belo retrato de Madame Demont Breton, foram também as grandes composições que marcaram a sua obra, como os painéis A Matemática e Ciências Fisico-Naturais, da Universidade do Porto, terminados em 1917 ou a decoração da sala dos actos daquela Universidade, obra de 1925. Com Ventura Terra realizou o pano de boca de cena para o Teatro Politeama e decorou a Sinagoga de Lisboa. A paisagem foi, no entanto, onde o artista manifestou maior espontaneidade, como nos apontamentos de Colares, do Gerês e do Minho e nas vivências em Leça da Palmeira, das quais o museu possui este exemplar.

[MTO]

Governo dos Açores, Presidência do Governo, Direcção Regional da Cultura Direcção Regional da Cultura Museu Carlos Machado
MUSEU CARLOS MACHADO
Núcleo de Santa Bárbara
9500-105 Ponta Delgada
Tel. 296 20 29 30/31
Fax. 296 20 29 39
Email: museu.cmachado.info@azores.gov.pt
Símbolo de Acessibilidade na Web [D]

SÍTIO WEB OPTIMIZADO PARA:
800x600 e 1024x768
Internet Explorer 6.0 ou superior
Firefox 2.0 ou superior