Museu Carlos Machado

Voltar

Brinquedos

Casinha de Bonecas

Fabrico local
Séc. XX
Madeira pintada
A 1,09 x L 75 x C 74 cm
MCM4365

Em Detalhe »

English abstract

The origins of the modern-day doll house can be found as early as the XVI century, when in Germany kitchens were miniaturized. The more wealthy would show their sumptuous houses in miniature “closet-houses” or “mobile-houses”. The richness of their salons and their furniture would be reproduced in a small scale and then exhibited as decorative objects. Only in the XIX century do these miniatures spread more widely. They are then moved from the salons to the children’s playrooms, thus becoming “doll houses”, its manufacture made more easy with advances in materials and in production.

This particular doll house, from the Carlos Machado Museum’s toy collection, reproduces quite faithfully azorean architecture and decoration.

Português

Ainda que produzidas com carácter esporádico, as casas de bonecas e os objectos em pequena escala que delas fazem parte, são hoje autênticos testemunhos dos ambientes da época em que foram criados. Já no início do séc. XVI, são referenciadas as notáveis miniaturas de cozinhas alemãs de Nuremberg, muito embora o aparecimento dos primeiros percursores das "casas de bonecas" só se tenha verificado na Alemanha na 2ª metade do séc. XVI. Subjacente a esta criação, está a vontade das famílias nobres e burguesas alemãs evidenciarem o estilo majestoso das suas habitações, que apresentavam grandes salões e quartos ricamente apetrechados de móveis e objectos decorativos, onde surgiam os vidros, as pratas, as porcelanas, os damascos. Esta realidade era reproduzida em móveis adaptados para o efeito e que eram designados por "casas-móvel" e "casas armário". A diferença entre estas peças não está no conteúdo mas na estrutura, uma vez que as "casas-móvel" eram requintadas peças de mobiliário e as "casas-armário" eram mais simples e funcionais.

Os bonecos à escala não eram esquecidos, tendo sido, muitas vezes, criados de propósito para figurarem no interior, ainda que apoiados em bases de madeir, de forma a que se mantivessem de pé. Em pleno séc. XVII, foram criadas, na Holanda, "casas-móvel", com colecções de preciosas miniaturas, dispostas de modo realista. Também estas, à semelhança das já referidas, deixaram transparecer como eram rigorosos e criteriosos os criadores, ao reproduzirem em tamanho pequeno os seus modos de vida. A nobreza inglesa e as famílias abastadas americanas são também contagiadas por esta arte, no final do séc. XVIII, ao retratarem as suas habitações em "casas-móvel", à imagem dos modelos alemães e holandeses.

É, no entanto, na Era Vitoriana, em finais do séc. XIX, princípios do séc. XX, que estas miniaturas adquirem grande popularidade, proliferando um pouco por toda a Europa. Deixam de estar nos grandes salões e passam para os quartos de brincar das crianças, com a designação, em definitivo, de "casas de bonecas". Agora, mais pequenas e mais leves, com fachada exterior, telhado de duas abas e uma pequena chaminé, estas "casas de bonecas"distinguem-se das anteriores por serem mais realistas e autênticas, quando comparadas com as verdadeiras habitações. Os móveis e objectos que as decoram já não são feitos por artesãos, mas sim produzidos em série nas fábricas. Curiosamente, e ao contrário do espírito inicial, actualmente há um grande interesse em coleccionar "casas de bonecas" antigas, e não o intuito de reproduzir as casas actuais.

[AT]

Governo dos Açores, Presidência do Governo, Direcção Regional da Cultura Direcção Regional da Cultura Museu Carlos Machado
MUSEU CARLOS MACHADO
Núcleo de Santa Bárbara
9500-105 Ponta Delgada
Tel. 296 20 29 30/31
Fax. 296 20 29 39
Email: museu.cmachado.info@azores.gov.pt
Símbolo de Acessibilidade na Web [D]

SÍTIO WEB OPTIMIZADO PARA:
800x600 e 1024x768
Internet Explorer 6.0 ou superior
Firefox 2.0 ou superior