Museu Carlos Machado

Voltar

EVENTOS

Chá em S. Miguel - Cultura e Vivências

Sábado, Dia 21 de Abril de 2012 a Domingo, Dia 22 de Julho de 2012

 A cultura do chá, Camellia cinensis, marca indelevelmente a paisagem da ilha de São Miguel constituindo-se como uma parcela integrante do património identitário da ilha.

O Museu Carlos Machado, em parceria com a Confraria do Chá Porto Formoso, pretende com esta exposição efetuar uma abordagem à história e às vivências relativas à cultura do chá na ilha. A exposição integra dois momentos principais: Cultivo e produção do chá em São Miguel; Vivências e rituais de consumo do chá na ilha.

Em março de 1878 desembarcavam em Ponta Delgada dois chineses que em São Miguel vinham ensinar a manipular a folha de chá. Contratados pela Sociedade Promotora da Agricultura Micaelense, traziam consigo os utensílios necessários e grande quantidade de sementes. Dava-se início à produção industrial de chá na ilha, atividade que apaixonaria algumas das figuras mais carismáticas da sociedade local da segunda metade do século XIX.

O chá, antes da introdução da cultura em São Miguel, era já uma bebida deveras apreciada entre as classes mais privilegiadas, que incluíam nos seus hábitos de sociabilidade o consumo da exótica infusão, quiçá pelas ligações portuguesas ao Oriente ou pela influência inglesa nascida do comércio da laranja.

No mundo rural o seu consumo popularizou-se após a vinda dos primeiros chineses. Gente da ilha, contratada para ajudar no labor da apanha e produção, terá levado alguns pés da planta para casa, aí reproduzindo a bebida com os saberes aprendidos.

Está patente ao público entre dias 21 de abril e 22 de julho de 2012.

Governo dos Açores, Presidência do Governo, Direcção Regional da Cultura Direcção Regional da Cultura Museu Carlos Machado
MUSEU CARLOS MACHADO
Núcleo de Santa Bárbara
9500-105 Ponta Delgada
Tel. 296 20 29 30/31
Fax. 296 20 29 39
Email: museu.cmachado.info@azores.gov.pt
Símbolo de Acessibilidade na Web [D]

SÍTIO WEB OPTIMIZADO PARA:
800x600 e 1024x768
Internet Explorer 6.0 ou superior
Firefox 2.0 ou superior