Museu Carlos Machado

Voltar

Arte

Conflicting Painting

Nina Medeiros (1963)
2016
Vídeo MP4, cor, som, 3´20
Som Philip Pontes
MCM5283

Em Detalhe »

English abstract

Conflicting Painting appears from the path that thought takes when absorbing new stimuli. Spontaneity and method point out represtantation.

The process is the center of the painting, it being both challenging and liberating, commanding from me a persistent search of the best medium to entice the pretended performance.

The constant search that I propose during the video translates in a painting coming from light and gains weight slowly, by the shapes that extend in a performative activity, where gesture and sound spread in time and execution. What matters is the register of a visual language singularity, of its evolution and/or renovation.

The freedom technology, the digital and all inherent to it, eases the technological experiment and what could be connected to my “Painting”. The tech matrix, the movement, the sound, the gesture..?

Nina Medeiros, Ponta Delgada, January 2016

 

Português

"A arte diz respeito ao COMO e não ao QUÊ, não ao conteúdo fatual. É na execução – na forma como se faz – que se encontra o conteúdo da arte."

- Josef Albers (durante uma palestra aos alunos no Black Mountain College)

 

Conflicting Painting surge do caminho que o pensamento dita perante novos estímulos. A espontaneidade e o método indicam a representação.   

O processo é o núcleo do quadro, sendo este desafiador e ao mesmo tempo libertador, exige de mim uma persistente busca do meio que melhor transporá a atuação apetecida.

A busca constante que proponho ao longo do vídeo, traduz-se numa pintura que surge da luz e ganha corpo lentamente, pelas formas que se prolongam numa atividade performativa, onde o gesto e o som difundem-se no tempo e na realização. O que importa é a documentação da singularidade de uma linguagem visual, a sua evolução e/ou renovação.

A liberdade que a tecnologia, o digital, e tudo que lhe é inerente, facilita a experimentação tecnológica e no que poderá ser aliado à minha “Pintura”. A matriz tecnológica, o movimento, o som, o gesto... ?

 

Nina Medeiros,

Ponta Delgada, janeiro de 2016

Governo dos Açores, Presidência do Governo, Direcção Regional da Cultura Direcção Regional da Cultura Museu Carlos Machado
MUSEU CARLOS MACHADO
Núcleo de Santa Bárbara
9500-105 Ponta Delgada
Tel. 296 20 29 30/31
Fax. 296 20 29 39
Email: museu.cmachado.info@azores.gov.pt
Símbolo de Acessibilidade na Web [D]

SÍTIO WEB OPTIMIZADO PARA:
800x600 e 1024x768
Internet Explorer 6.0 ou superior
Firefox 2.0 ou superior