Museu Carlos Machado

Voltar

Arte

Desfazendo a Trança

António Rossetti (Milão 1819-?)
1883
Mármore
A 120 x L 44 x F 44 cm
MCM5744

Em Detalhe »

English abstract

António Rossetti was born in 1819 in Milan, working in Rome and gaining international recognition with his figurative sculpting, executed in marble.

This particular piece, dating from 1883, shows a young woman unmaking her braid of hair, while gently looking down to a book on her knee. A mirror is placed behind her. Her pose, like the formation of a triangle with the girl’s arm. reflects the artist’s attention to feminine symbology.

This sculpture was a legacy of the Countess of Cuba to the Museum in 1946

Português

António Rossetti (1819-?), nascido em Milão, trabalhou em Roma e obteve uma reputação internacional com as suas esculturas figurativas, em mármore.

A escultura "Desfazendo a trança" revela, através de um modelo do século XIX (1883), a sensualidade feminina velada, reforçada através da representação simbólica dos seus elementos, nomeadamente no pormenor do espelho, que se encontra atrás da figura, por baixo do banco. O modelo, apesar de dirigir o olhar para o livro sobre o joelho, desviando para a leitura a atenção do observador, contém os elementos que definem os ideais de beleza da época e a naturalidade de um momento e de uma ideia, que ultrapassa o simples retrato.

Nesta escultura o artista registou as características do feminino e do encanto, não só pelo resultado do manto descaído sobre o banco, mas também pela triangulação do braço direito. A utilização de elementos simbólicos, com possíveis leituras diferentes do elemento representado, sem a descrição objectiva da ideia central da obra, introduz esta escultura nos conceitos de uma estética ligada ao Simbolismo, que encontra em Rodin (1840-1917) e Aristide Maillol (1861-1944) os seus mais destacados representantes. O Simbolismo, como corrente estética, estabelecia um discurso não directo, através da fantasia e do segundo sentido.

Esta escultura foi legada ao Museu pela Condessa de Cuba, em 1946, conjuntamente com um vasto espólio de Pintura, Artes Decorativas e Mobiliário. Um segundo exemplar da escultura de António Rossetti (1819 -?), representando uma jovem menina "Desfazendo a Trança", vem referida, sob o título "Reading Girl", num catálogo da Sotheby's , impresso em Londres, em 5 de Novembro de 2002. Outro bom exemplo da sua produção artística é a escultura com o Título "The Nubian Slave", existente no Kibble Palace, no Jardim Botânico de Glasgow, oferecida por William Colvin, em 1881.

[MTO]

Governo dos Açores, Presidência do Governo, Direcção Regional da Cultura Direcção Regional da Cultura Museu Carlos Machado
MUSEU CARLOS MACHADO
Núcleo de Santa Bárbara
9500-105 Ponta Delgada
Tel. 296 20 29 30/31
Fax. 296 20 29 39
Email: museu.cmachado.info@azores.gov.pt
Símbolo de Acessibilidade na Web [D]

SÍTIO WEB OPTIMIZADO PARA:
800x600 e 1024x768
Internet Explorer 6.0 ou superior
Firefox 2.0 ou superior