Museu Carlos Machado

Voltar

EVENTOS

Museu comemora Dia da Marinha

Terça-Feira, Dia 16 de Maio de 2017

"MAR NOSTRUM"

O Museu Carlos Machado associa-se ao Comando da Zona Marítima dos Açores para evocar o dia da Marinha, com um percurso temático no dia 16 de maio, às 18h, no núcleo de Arte Sacra.

A partir de 20 peças do acervo, assinaladas especialmente para a ocasião, o Museu homenageia a Marinha Portuguesa, evocando o mar que nos rodeia e que nos define enquanto arquipélago.

As peças que pontuam o circuito expositivo procuram espelhar a diversidade do acervo do Museu e, em simultâneo, ilustrar as múltiplas relações que nos ligam ao mar. Assim, evocam-se os descobrimentos, a missionação além-mar, as batalhas marítimas, a exploração oceanográfica e a biodiversidade marinha.

Muito embora as peças escolhidas não estabeleçam entre elas nenhuma relação especial, ligam-se todas pelo facto de se relacionarem com o mar ou com feitos marítimos. Assim, não constituindo um percurso específico propriamente dito, as peças são um pretexto para olhar as coleções sob um outro prisma e convidar os visitantes para celebrar o Mar e todos os que dele fazem vocação e vida.

O Dia da Marinha, anteriormente celebrado a julho, desde 1998 transitou para maio, em comemoração da chegada de Vasco da Cama a Calcutá, em 1498, naquela que foi a primeira ligação marítima entra a Europa e a Índia.

 

 

Governo dos Açores, Presidência do Governo, Direcção Regional da Cultura Direcção Regional da Cultura Museu Carlos Machado
MUSEU CARLOS MACHADO
Núcleo de Santa Bárbara
9500-105 Ponta Delgada
Tel. 296 20 29 30/31
Fax. 296 20 29 39
Email: museu.cmachado.info@azores.gov.pt
Símbolo de Acessibilidade na Web [D]

SÍTIO WEB OPTIMIZADO PARA:
800x600 e 1024x768
Internet Explorer 6.0 ou superior
Firefox 2.0 ou superior