O Museu Carlos Machado celebra o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios de 2018, sob o tema "Património: De geração em geração", com um conjunto de atividades. O roteiro patrimonial "Santa Maria à vista, água na crista" está aberta a inscrições e dirige-se ao público em geral, a partir dos 6 anos.
Programa
"Viagem Pelas Nuvens"
Oficina pedagógica no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios de 2018 e do projeto “Fenais da Luz: Comunidade em foco”
18 de abril de 2018, das 13h15 às 15h
EB1/JI Fenais da Luz
Crianças do 3º e 4º anos da EB1/JI Fenais da Luz
No dia 18 de abril, a equipa Património Cultural Imaterial, do Museu Carlos Machado, organiza uma ação de sensibilização patrimonial, A Viagem Pelas Nuvens, na EB1/JI Fenais da Luz. De uma forma lúdica e oficinal pretende-se sensibilizar os mais novos para a importância da Meteorologia e do conhecimento dos fenómenos atmosféricos e do Clima em geral. A atividade conta com a colaboração do comandante João Albergaria, da SATA Açores.
Atividade inserida no Projeto “Fenais da Luz – Comunidade em Foco” e Ano Europeu do Património Cultural.
"Santa Maria à vista, água na crista"
Rota patrimonial
19 de abril de 2018, das 10h às 16h
Observatório Magnético de São Miguel, na Fajã de Cima e Observatório Afonso Chaves, no Relvão.
Público em geral.
Maiores de 6 anos
Esta atividade requer inscrição prévia através do telefone nº 296202930.
Os fenómenos atmosféricos atlânticos sempre atraíram os estudiosos da Meteorologia. Entre estes está Francisco Afonso Chaves (1857 – 1926, responsável pela construção do Observatório Magnético da Fajã de Cima, inaugurado em 1911, hoje uma ruína.
O Museu Carlos Machado, detentor do espólio fotográfico de Afonso Chaves, associa-se ao IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) na organização desta Rota Patrimonial, com o objetivo de dar a conhecer algumas características meteorológicas da região, divulgar lugares associados, além de alertar os cidadãos para questões emergentes do Clima.
O percurso começa na Fajã de Cima, no antigo Observatório Magnético, termina no Observatório Afonso Chaves, no Relvão, e conta com a colaboração dos meteorologistas Fernanda Carvalho e Diamantino Henriques.
Os participantes podem trazer almoço e piquenicar nos jardins do Observatório do Relvão.
"Passo a Passo, Pelo Povoado das Sete Cidades"
Rota patrimonial
22 de abril de 2018, das 15h às 17h30
Loja Eco-Atlântida, Sete Cidades
Esta atividade requer inscrição prévia através do telefone nº 296202930.
Esta atividade é organizada pela Loja Eco-Atlântida (Cresaçor e Associação Juventude de Candelária) e conta com a colaboração da equipa PCI (Património Cultural Imaterial) do Museu Carlos Machado.
Durante o percurso os participantes vão conhecer pessoas e lugares do Património das Sete Cidades.