Museu Carlos Machado

Voltar

DOCUMENTOS

DOCUMENTOS

Maria Luísa Ataíde Costa Gomes

Maria Luísa Ataíde da Costa Gomes nasceu em 1911, vendo a falecer precisamente 80 anos depois, em 1991.

De entre as suas realizações, contam-se vinte anos como diretora da secção de Arte e Etnografia do Museu Carlos Machado, onde organizou uma emblemática coleção de bonecas e brinquedos, com o objetivo de fundar, posteriormente, um Museu da Criança. A coleção passou a existir formalmente a partir de 1963, altura em que foi inaugurada uma exposição de brinquedos com caráter permanente, sob sua orientação.

O período que antecedeu a montagem desta exposição também foi importante; Maria Luísa mobilizou amigos e a população em geral para a constituição desse acervo, o qual se desejava ser coerente e educativo, com o intuito de alcançar um público o mais alargado possível. Preservar, estudar, pesquisar e promover um programa permanente de ação cultural e educação patrimonial para o universo infantil era o seu principal objetivo.

Realce dessa sua intenção, escreveu em 1963: “Todas as crianças da nossa terra, especialmente as mais desprotegidas da sorte, que nunca podem viajar, não possuem objectos de arte nas suas casas, nem os pais lhes podem transmitir a noção do que é realmente belo e artístico, terão no nosso Museu um ambiente propício ao desenvolvimento das suas faculdades artísticas” (1)

 

1 – In: Correio dos Açores, 12 de Maio de 1960.

Governo dos Açores, Presidência do Governo, Direcção Regional da Cultura Direcção Regional da Cultura Museu Carlos Machado
MUSEU CARLOS MACHADO
Núcleo de Santa Bárbara
9500-105 Ponta Delgada
Tel. 296 20 29 30/31
Fax. 296 20 29 39
Email: museu.cmachado.info@azores.gov.pt
Símbolo de Acessibilidade na Web [D]

SÍTIO WEB OPTIMIZADO PARA:
800x600 e 1024x768
Internet Explorer 6.0 ou superior
Firefox 2.0 ou superior