Museu Carlos Machado

Voltar

DOCUMENTOS

DOCUMENTOS

Luís Bernardo Leite de Ataíde

Luís Bernardo Leite de Ataíde nasceu em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, em 25 de Abril de 1883, filho de Augusto de Ataíde Corte Real da Silveira Estrela e de D. Maria Constantina de Bettencourt Rebelo Borges de Castro Leite Botelho de Teive, e faleceu na mesma cidade em 17 de Julho de 1955 […]

Obteve em 1906 o grau de Bacharel na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Agraciado em 1919 com o grau de Cavaleiro da Ordem Militar de S. Tiago da Espada, foi em 1921 designado vogal auxiliar da Comissão dos Monumentos Distritais, e em 1936 vogal correspondente no Distrito de Ponta Delgada […] Era sócio da Associação de Arqueólogos Portugueses. Foi membro da Junta Geral do Distrito Autónomo de Ponta Delgada.

Pode dizer-se que toda a actividade da sua vida se repartiu pelos mais variados domínios da cultura, com relevo particular para a pintura, a conservação e restauro do património artístico e a investigação no campo da etnografia, arte e história dos Açores.

Na vasta obra que Luís Bernardo Leite de Ataíde, discípulo de Carlos Reis, deixou como pintor, manifestam-se, predominantemente, as influências da corrente impressionista. Foi certamente um dos artistas que melhor soube interpretar a paisagem de S. Miguel.

Foi também grande o trabalho que realizou na defesa do património cultural da sua terra, restaurando diversos edifícios – nomeadamente o Convento de Belém onde viveu – recolhendo e coleccionando inúmeras obras de arte e, acima do mais, organizando no Museu Carlos Machado, de Ponta Delgada, a Secção de Arte e a de Etnografia, que desde 1912 dirigiu, até 1953 a primeira e 1949 a segunda.

Escrevendo com grande facilidade, deixou – além de muitos inéditos, nomeadamente poesias, apontamentos sobre a vida do seu tempo, trabalhos de investigação genealógica e de numerosíssimos artigos na imprensa açoreana – 24 estudos sobre temas de etnografia, arte e história.

Nestes domínios, as investigações de Luís Bernardo Leite de Ataíde permitiram a recolha – ao longo de várias décadas – de elementos essências para os trabalhos etnográficos e artísticos […] nos Açores.

 

in: ATAÍDE, Luís Bernardo Leite de. Etnografia. Arte e vida antiga dos Açores, [s.l.], Ed. Presidência do Governo / Direcção Regional da Cultura, Vol 1, pp 5-7.

Governo dos Açores, Presidência do Governo, Direcção Regional da Cultura Direcção Regional da Cultura Museu Carlos Machado
MUSEU CARLOS MACHADO
Núcleo de Santa Bárbara
9500-105 Ponta Delgada
Tel. 296 20 29 30/31
Fax. 296 20 29 39
Email: museu.cmachado.info@azores.gov.pt
Símbolo de Acessibilidade na Web [D]

SÍTIO WEB OPTIMIZADO PARA:
800x600 e 1024x768
Internet Explorer 6.0 ou superior
Firefox 2.0 ou superior