Museu Carlos Machado

Voltar

DOCUMENTOS

DOCUMENTOS

Manuel António de Vasconcelos

Açoriano, nascido a 1851 em Ponta Delgada, Manuel António de Vasconcelos foi o grande taxidermista do Museu Carlos Machado, e a quem se deve grande parte do acervo de espécimes açorianos da coleção histórica do museu.

Em meados do século XIX, Carlos Machado, fundador do Museu Açoreano, mantinha como grande preocupação a preparação de animais que formavam um espólio zoológico importante; no entanto, e embora a taxidermia fosse uma técnica muito conhecida internacionalmente, na ilha de S. Miguel não se encontrava qualquer especialista nessa matéria. Perante esse obstáculo, o Barão da Fonte Bela disponibilizou-se a custear a formação em taxidermia a quem se designasse a incumbência, tendo a escolha de Carlos Machado recaído sobre Manuel António de Vasconcelos.

A taxidermia, ou arte de preparar e conservar os animais com aparência de vivos, foi de grande importância para a zoologia no Museu, e o fascínio que cria aos seus visitantes. A necessidade de manter constante as características morfológicas das espécies animais, para efeitos expositivos, distanciam esta disciplina de outras suas parentes, como a mumificação; a diversidade de técnicas aplicadas ao “empalhamento” dos animais é, também, muito mais diversa: a multiplicidade de tipos de pele, a grande variedade de articulações próprias de cada espécie, e a forma como se movimentam, entre outras particularidades, fazem da taxidermia uma arte minuciosa e complexa.

Manuel António de Vasconcelos concluiu a sua formação em Lisboa em apenas três meses, aplicando logo de seguida os seus conhecimentos na coleção zoológica do Museu, então um museu de história natural. Pela valor inegável do seu trabalho, recebeu o grau de Cavaleiro da Ordem de S. Tiago, pela mão do Rei D. Carlos I.

Governo dos Açores, Presidência do Governo, Direcção Regional da Cultura Direcção Regional da Cultura Museu Carlos Machado
MUSEU CARLOS MACHADO
Núcleo de Santa Bárbara
9500-105 Ponta Delgada
Tel. 296 20 29 30/31
Fax. 296 20 29 39
Email: museu.cmachado.info@azores.gov.pt
Símbolo de Acessibilidade na Web [D]

SÍTIO WEB OPTIMIZADO PARA:
800x600 e 1024x768
Internet Explorer 6.0 ou superior
Firefox 2.0 ou superior