Museu Carlos Machado

Voltar

EVENTOS

António Eduardo Soares de Sousa em Três Estações

Sexta-Feira, Dia 9 de Novembro de 2018 a Domingo, Dia 17 de Fevereiro de 2019

A 9 de Novembro de 2018, o Museu Carlos Machado inaugura António Eduardo Soares de Sousa Em Três Estações, exposição retrospectiva que reúne mais de seis décadas de prática artística num conjunto selecionado de obras. Da série de desenhos a tinta da china de inícios da década de 50 que nos mostram um autor comprometido com o movimento neorrealista, até à paisagem que gradualmente se liberta do contágio da arquitetura para se insinuar sonhadora, líquida, passando pela figuração em alegorias satíricas temperadas por um universo fantástico, desconforme, absurdo, por vezes grotesco, António Eduardo dá-nos a conhecer o resultado de uma dedicação de largos anos, revelando, além da paixão pela arte que soube manter viva, a consistência do fazer compreensivo e metódico, insistente porque insatisfeito, persistente porque inquieto, feito de encontros porque errante, um percurso no seu todo inteiro e único, que é precisamente aquele que define um artista.

Em Três Estações é o corolário de um processo de seleção assente no percurso de um artista desde os anos 1950 até à atualidade. Tarefa gratificante, porém difícil, particularmente face à quantidade e diversidade de obras existentes no atelier, encobertas por camadas sobrepostas em gavetas ou encostadas às paredes. A seleção, sem pretender sintetizar décadas de produção artística, estabelece, contudo, um campo representativo da volição criativa de António Eduardo Soares de Sousa, materializada de forma consistente ao longo do tempo. O fazer contínuo que a cronologia atesta traduz o sentido da pintura enquanto processo de questionamento e de superação de si. É perante a mais extensa obra reunida que melhor percebemos as diferenças e também as divergências necessárias ao desenvolvimento de uma linguagem única e peculiar, expressa em cores e formas que resultam do exercício incessante do gesto e do pensamento.

Cumprindo-se a vontade do artista e o desejo do Museu Carlos Machado, as obras expostas, doadas pelo autor, integram agora a coleção de arte desta instituição.

 

On November 9, 2018, Carlos Machado Museum presents António Eduardo Soares de Sousa Em Três Estações, a retrospective exhibition that brings together more than six decades of art practice in a selected set of works. Starting with a series of Indian ink drawings of the early 1950s that shows an author committed to the Neorealist movement, ending with the landscapes that gradually escape the influence of architecture to be shaped into dreamy, liquid scenarios, passing through a figurative universe inhabited by strange beings in satirical or allegoric compositions, with a touch of the fantastic, the absurd, the grotesque, Antonio Eduardo shares the result of a life commitment that reveals in its core not only the passion he kept well alive, but also the consistency of methodical and intense work, a practice that persevered in its search, that was persistent as it was restless, made of wandering encounters, a path that is whole and unique, which is precisely the one that defines an artist.

 

Imagem:

Sem Título, 2010
Aguarela sobre papel
31 x 41 cm
Inv. MCM45939
Coleção Museu Carlos Machado

 

Governo dos Açores, Presidência do Governo, Direcção Regional da Cultura Direcção Regional da Cultura Museu Carlos Machado
MUSEU CARLOS MACHADO
Núcleo de Santa Bárbara
9500-105 Ponta Delgada
Tel. 296 20 29 30/31
Fax. 296 20 29 39
Email: museu.cmachado.info@azores.gov.pt
Símbolo de Acessibilidade na Web [D]

SÍTIO WEB OPTIMIZADO PARA:
800x600 e 1024x768
Internet Explorer 6.0 ou superior
Firefox 2.0 ou superior