Museu Carlos Machado

Voltar

EXPOSIÇÕES

Café Portugal

Sexta-Feira, Dia 6 de Fevereiro de 2009 a Sábado, Dia 28 de Março de 2009

Para acompanhar a visita de Sua Excelência o Presidente da República à Eslováquia em Setembro de 2008, foi concebida uma exposição que apresenta o trabalho de 21 artistas contemporâneos portugueses. O Museu Carlos Machado recebe esta exposição na sua itinerância nacional.

Café Portugal parte da ideia do espaço do café como um local de formação da identidade nacional. Nicola, Brasileira, Vá-Vá são apenas alguns exemplos de café nos quais a vida política, social e cultural do país era discutida livre e abertamente. No estrangeiro, os cafés são, para os emigrantes, um espaço de identificação, de reencontro com as raízes e com as memórias.

A presente exposição pretende reflectir ideias de identidade nacional, não no sentido de afirmar um discurso, mas antes de levantar questões. Estas prendem-se com a relação do presente com o passado, da saudade com o esquecimento, do orgulho com o pudor.

21 artistas - Adriana Molder, Ângela Ferreira, António Olaio, Carla Cruz, Célia Domingues, Eduardo Matos, Joana Vasconcelos, João Fonte Santa, João Pedro Vale, José Luís Neto, Mafalda Santos, Manuel Botelho, Miguel Palma, Nelson Crespo, Paulo Catrica, Paulo Mendes, Pedro Amaral, Pedro Valdez Cardoso, Rui Moreira, Rui Toscano e Susana Mendes Silva - juntam-se numa exposição que pensar o que significa ser português hoje.

De 07 de Fevereiro a 29 de Março de 2009, no Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado.

Comissariado de Filipa Oliveira

Governo dos Açores, Presidência do Governo, Direcção Regional da Cultura Direcção Regional da Cultura Museu Carlos Machado
MUSEU CARLOS MACHADO
Núcleo de Santa Bárbara
9500-105 Ponta Delgada
Tel. 296 20 29 30/31
Fax. 296 20 29 39
Email: museu.cmachado.info@azores.gov.pt
Símbolo de Acessibilidade na Web [D]

SÍTIO WEB OPTIMIZADO PARA:
800x600 e 1024x768
Internet Explorer 6.0 ou superior
Firefox 2.0 ou superior