Museu Carlos Machado

Voltar

EVENTOS

GRATIA PLENA - Instalação vídeo de Inês Gil

Sábado, Dia 10 de Junho de 2017 a Domingo, Dia 3 de Setembro de 2017

O Museu Carlos Machado inaugura GRATIA PLENA, instalação vídeo de Inês Gil, no sábado, dia 10 de junho, data em que se comemora também o 137º aniversário do Museu. Este evento contará com um momento musical pelo Conservatório Regional de Ponta Delgada.

A instalação estará em exibição até 3 de setembro no núcleo de Arte Sacra (Igreja do Colégio)

 

Sobre GRATIA PLENA, de Inês Gil:

Realizada em 2016 para a renovação da capela do Seminário da Nossa Senhora da Conceição em Braga, a instalação vídeo GRATIA PLENA é uma interpretação contemporânea da Anunciação, sendo o mistério da origem da vida o tema principal da obra. Inês Mendes Gil propõe uma reflexão contemplativa sobre a origem da vida como acontecimento miraculoso e alegórico de uma estrutura sempre em construção.

A instalação está organizada em três momentos: o primeiro, Originis, mostra os quatro elementos da natureza e outros representantes do princípio da vida (cordeiros…); o segundo, Immaculata, envolve a presença humana (com o corte da pedra, a transformação da lã, a construção complexa de uma estrutura em madeira) e questiona a sua possibilidade em ser espiritual através da ideia de concepção divina e imaculada; a terceira, Annuntiatio, é o momento da Anunciação, através de uma compreensão humanista expressa na leitura do texto de Hildegard de Bingen, Ave Generosa (Sec. XII). A introdução da madeira, da pedra e da lã como elementos narrativos remetem para os materiais utilizados na construção da capela.

A narrativa da instalação percorre metaforicamente várias etapas da história da origem da vida a partir do texto bíblico: o rebanho no escuro como o ventre materno; a pedra que deixa uma semente crescer na sua aparente esterilidade; o jovem carpinteiro que personifica o anjo da Anunciação; a futura mãe que prepara a vinda de uma nova vida cardando a lã das ovelhas; a mão do escultor que cria a figura e a acaricia. Finalmente, a humildade da voz feminina na leitura do texto de Hildegard de Bingen relembra-nos a nossa condição humana e contrasta com o artifício da imagem.

 

English

Gratia Plena

Produced in 2017 for the renovation of the Nossa Senhora da Conceição’s chapel in Braga, the video installation GRATIA PLENA is a contemporary interpretation of the Annunciation, with the mistery of the origin of life as its main theme. Inês Mendes Gil proposes a contemplative thought on it as a miraculous event and as an allegory of as always developing structure.

The installation is organized in three moments: the first, Originis, shows the four elements of nature and others representing the beginning of life; the second, Immaculata, revolves around the human presence and questions its possibility as a spiritual being through the idea of divine and immaculate conception; the third, Annuntiatio, is the Annunciation moment, through the humanistic comprehension expressed in the reading of Hildegard de Bingen’s text Ave Generosa (12th Century). The introduction of wood, of stone and wool as narrative elements point towards the materials used in the chapel’s construction.

The installation’s narrative metaphorically runs through varios stages of the history of the origin of life from the biblical text: the herd in the darkness as the mother’s womb; the stone that lets a seed grow from its apparent sterility; the young carpenter as the angel of Annunciation; the future mother preparing a new life by tending to the sheep’s wool; the sculptor’s hand that creates and tenders the figure. Finally, the humility of the female voice reading, remembering us of the human condition in contrast to the artificiality of the image.

 

Governo dos Açores, Presidência do Governo, Direcção Regional da Cultura Direcção Regional da Cultura Museu Carlos Machado
MUSEU CARLOS MACHADO
Núcleo de Santa Bárbara
9500-105 Ponta Delgada
Tel. 296 20 29 30/31
Fax. 296 20 29 39
Email: museu.cmachado.info@azores.gov.pt
Símbolo de Acessibilidade na Web [D]

SÍTIO WEB OPTIMIZADO PARA:
800x600 e 1024x768
Internet Explorer 6.0 ou superior
Firefox 2.0 ou superior