Museu Carlos Machado

Voltar

EVENTOS

Interior | Exterior

Terça-Feira, Dia 31 de Outubro de 2017 a Domingo, Dia 18 de Março de 2018

English abstract

From a selection of works of the Carlos Machado Museum collections and other institutions of the Azores, this exhibit explores the relation between the interior and the exterior from three referential points: the body, the house and the island.

Each of these units unfolds in smaller centers where the notions of interior and exterior in the human body (as understood in the relationship with the self, the historical and political relation with the other, in the passing of time, the relation with other bodies and as a metaphorical place), the house (through the evasions its intimacy encourages) and the island (considering the articulations between the place and the global or the diverse dimensions of the journey it calls for).

Starting from the material nature of a body of works and views that reinvent it, the museum reveals itself as a historical mirror of our identity constructions - so, as a space where, both individually and collectively, we can think on how we wish to configure the present.

 

Português

A partir de uma seleção de obras de diversas colecções do Museu Carlos Machado e de outras instituições da região, esta exposição explora a relação entre interior e exterior a partir de três referentes: o corpo, a casa e a ilha.

Cada uma destas unidades se desdobra em pequenos núcleos onde se exploram as noções de interior e exterior no corpo humano (entendido na relação consigo próprio, na relação histórica e política com o outro, na relação com a passagem do tempo, na relação com outros corpos e como lugar metafórico), na casa (através das evasões que a sua intimidade potencia), e na ilha (considerando as articulações entre o local e o global ou as diversas dimensões de viagem a que apela).

Partindo da materialidade de um acervo e dos olhares que o vão reinventando, assume-se o museu como um espelho histórico das nossas construções identitárias — logo, como um espaço onde, individual e colectivamente, podemos pensar como desejamos configurar o presente.

Esta exposição, com curadoria de Luísa Cardoso e Nuno Marques da Silva, inaugura pelas 18h30 do dia 31 de outubro no núcleo de Santa Bárbara do Museu Carlos Machado, onde permanecerá até março de 2018

 

Luísa Cardoso (1981): Licenciada em História da Arte e doutorada em História da Arte Contemporânea, com uma tese intitulada História da Arte e Guerra Fria (2013), é investigadora integrada do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e investigadora do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Nuno Marques da Silva nasceu em Lisboa em 1978. Doutorou-se em Filosofia (2012) com uma tese sobre Virginia Woolf e tem vindo a desenvolver investigação na área da ontologia e da estética.

 

Governo dos Açores, Presidência do Governo, Direcção Regional da Cultura Direcção Regional da Cultura Museu Carlos Machado
MUSEU CARLOS MACHADO
Núcleo de Santa Bárbara
9500-105 Ponta Delgada
Tel. 296 20 29 30/31
Fax. 296 20 29 39
Email: museu.cmachado.info@azores.gov.pt
Símbolo de Acessibilidade na Web [D]

SÍTIO WEB OPTIMIZADO PARA:
800x600 e 1024x768
Internet Explorer 6.0 ou superior
Firefox 2.0 ou superior