Museu Carlos Machado

Voltar

Brinquedos

Jogo da Glória

Papel impresso colado sobre madeira
A 48,5 x L 58 cm
MCM3329

Em Detalhe »

English abstract

Board games have existed for many centuries, and have developed in content and variety of rules through the years. This particular example from the Carlos Machado Museum’s Toy Collection illustrates Jules Verne’s Journey Around the World in 80 Days.

Board games can vary between luck-driven games, strategy or knowledge-content ones. Examples of the latter are board games like the famous Trivial Pursuit. This one here lets the players progress through the game by rolling dice: making it purely a game of chance. In Portugal, these games are known as “Jogo da Glória” (roughly translated as “Glory Game”).

Português

"Jules Verne - Le tour du monde en 80 jours" Seria demasiadamente simplista definir os jogos de tabuleiro como jogos disputados por uma ou mais pessoas, com a utilização de uma base ou tabuleiro, onde as peças são movimentadas, obedecendo a determinadas regras. Estes jogos podem ser muito diversos e apresentam diferentes graus de dificuldade, podendo ser agrupados em três categorias: os que dependem exclusivamente da sorte, aqueles em que o que conta é a inteligência e a perícia e, finalmente, os que têm um misto das duas. O Jogo da Glória inclui-se na 1ª categoria, onde funciona apenas a sorte.

O Jogo da Glória, tal como o xadrez, as damas, o gamão e tantos outros, é um jogo de tabuleiro. A origem deste tipo de jogo perde-se no tempo e as investigações arqueológicas trazem, por vezes, ao de cima, artefactos que desvendam mistérios em relação aos jogos antigos. Pensa-se que o jogo aqui apresentado, também conhecido por Jogo do Ganso, terá surgido em finais do séc. XIV, princípios do séc. XV, acabando por se popularizar no séc. XVI. A divulgação do Jogo da Glória parece estar associada a Francisco de Médicis, que governou Florença entre 1574 e 1587, e que terá oferecido um tabuleiro a Filipe II de Espanha, I de Portugal, deixando-o encantado com as reviravoltas do jogo.

O seu formato quadrangular tem-se mantido ao longo dos tempos, variando apenas nas imagens das diversas edições.

O Jogo da Glória não tem padrão único, embora as regras sejam as mesmas, com o circuito em espiral de casas que devem ser percorridas mediante o lançamento do dado. Ao longo do tabuleiro existem casas com penalizações e outras com prémios, vencendo aquele que chegar primeiro ao fim do percurso.

Alguns autores, por analogia, tentam aproximar o Jogo da Glória ao percurso da vida humana, onde a virtude e o vício se entrelaçam, independentemente da nossa vontade. O simbolismo místico associado às casas sete e nove, números com maior significado ocultista, corresponde, no jogo, a grandes penalizações, que representam as contrariedades da vida.

Este jogo, à semelhança de outros, para além de divertimento, serve de suporte ao desenvolvimento intelectual e social da criança, ao mesmo tempo que lhe fornece material para a agilidade mental e para a construção da sua própria personalidade.

[AT]

Governo dos Açores, Presidência do Governo, Direcção Regional da Cultura Direcção Regional da Cultura Museu Carlos Machado
MUSEU CARLOS MACHADO
Núcleo de Santa Bárbara
9500-105 Ponta Delgada
Tel. 296 20 29 30/31
Fax. 296 20 29 39
Email: museu.cmachado.info@azores.gov.pt
Símbolo de Acessibilidade na Web [D]

SÍTIO WEB OPTIMIZADO PARA:
800x600 e 1024x768
Internet Explorer 6.0 ou superior
Firefox 2.0 ou superior