Museu Carlos Machado

Voltar

Brinquedos

Caixa com Lego

Caixa com Lego
Cartão e plástico
Séc.XX
Dim.: A3x L6.5x C8.5 cm
MCM4380

Em Detalhe »

English abstract

LEGO is from Denmark and with over 50 yearsof the tiny brick production in all sorts of colors and shapes, garanties a endless number of combinations. Without a doubt it is one of the most versatile toys created in the 20th Century.

In 1916 Ole Kirk Christiansen created a toy company that would decadesd later, after many trials, expand all over the world. In 1936 the wood toys he sold were named LEGO and among them there were safety boxes, little cars and trucks. In the 50s, plastic became common for the toys, and around that time the famous LEGO blocks were created.

Português

Com um grande historial, a LEGO, tem nacionalidade dinamarquesa e mais de 50 anos de produção de pequenos tijolos de todas as cores sem interrupção, garantindo um infindável número de combinações. É inolvidável que este é talvez o brinquedo mais versátil e mais simples criado no século XX.

Em 1916 Ole Kirk Christiansen, criou uma empresa de brinquedos que décadas mais tarde, depois de muitas desventuras, veio a expandir-se por todo o mundo proporcionando: Diversão ilimitada; Motivação, imaginação e criatividade; Segurança; Qualidade; Em 1936 os brinquedos de madeira produzidos e comercializados por Ole Kirk adotaram o nome LEGO. Entre os itens produzidos encontravam-se carrinhos de puxar, mealheiros, e caminhões.

Os anos 50 são referidos devido ao advento e utilização do plástico no fabrico dos pequenos tijolos, tendo sido desenvolvidos com o mesmo espírito dos tradicionais blocos de madeira colorida, que podiam ser empilhados uns sobre os outros. No entanto, apresentavam como novidade a capacidade de serem "presos" para isso, possuíam diversos "botões" redondos no topo e um fundo retangular vazado. Eles podiam ser mantidos unidos, mas não tão fortemente que não pudessem ser separados. A partir de 1953 passaram a ser designados de "tijolos". Nos anos sessenta o fabrico dos blocos LEGO é destacado pela utilização de um composto (plástico) mais estável e com vantagens consideráveis em relação ao seu antecessor. Nesta altura os manuais com instruções e sugestões de montagem passaram a integrar os conjuntos.

Em 1966 veio a público um dos itens mais populares da empresa - os conjuntos de comboios com carris e incluíam um motor elétrico de 4,5 volts, e posteriormente um motor de 12 volts. Na década de 70 a área de ação a ser abordada foi no feminino, com uma linha de peças de mobiliário e de casas de bonecas. No ano seguinte o universo LEGO expandiu-se na direção dos meios de transporte.

Um dos ícones da LEGO são as figuras humanas com braços articulados, originando os afamados conjuntos da LEGO "famílias", registando de imediato o recorde de vendas. Seguiu-se o lançamento de uma série especial, direcionada para um segmento de público mais velho, e mais experiente nas construções LEGO. Estes conjuntos mais técnicos e complexos, apresentavam várias inovações, como partes móveis, engrenagens, diferenciais, eixos e juntas universais, permitindo a construção de modelos mais realistas, como é o caso dos automóveis com suspensão. As mini figuras, com braços e pernas articulados e rostos sorridentes, foram lançadas qualificando o universo clássico da LEGO. Estas figuras são utilizadas em centenas de conjuntos, permitindo aos entusiastas construir cidades pormenorizadas, com edifícios, estradas, veículos, comboios e barcos há mesma escala, ao mesmo tempo que são povoadas com as sorridentes mini figuras LEGO.

A década de 1980 e seguintes são marcadas pela ampliação, adaptação e inovação tecnológica nas mais variadas vertentes, não parando de surpreender desde os mais novos até aos mais velhos. O LEGO tornou-se um brinquedo universal e não para de nos surpreender.

[AT]

Governo dos Açores, Presidência do Governo, Direcção Regional da Cultura Direcção Regional da Cultura Museu Carlos Machado
MUSEU CARLOS MACHADO
Núcleo de Santa Bárbara
9500-105 Ponta Delgada
Tel. 296 20 29 30/31
Fax. 296 20 29 39
Email: museu.cmachado.info@azores.gov.pt
Símbolo de Acessibilidade na Web [D]

SÍTIO WEB OPTIMIZADO PARA:
800x600 e 1024x768
Internet Explorer 6.0 ou superior
Firefox 2.0 ou superior