Museu Carlos Machado

Voltar

Etnografia Regional

Máquina de Sapateiro

The Singer Company Piscataway
Século XX (meados)
Ferro e metal
A 112 x C 70 x L 42  cm
MCM10401

Em Detalhe »

O ofício de sapateiro é muito antigo, estando esta profissão datada por alguns historiadores como sendo do Século I. Até há poucas décadas, fazer sapatos "à medida" do freguês realizava-se de forma artesanal e em pequenas unidades produtivas.

Nas oficinas a matéria-prima principal era o couro, utilizado para confeccionar ou consertar os sapatos, e o elemento central do espaço era a bancada do sapateiro, pequeno móvel onde eram colocadas as mais variadas ferramentas. Os sapateiros dominavam os saberes da profissão e as peças, feitas à medida, davam expressão à habilidade do artesão em trabalhar o couro. Este trabalho era considerado uma arte, uma vez que estava associado ao domínio de uma técnica de modelagem e confecção.

A profissão de sapateiro era então detentora de fortes traços identitários que se faziam presentes na transmissão do ofício de uma geração a outra. Com a industrialização desta atividade, a profissão de sapateiro quase deixou de existir, porém ainda persistem alguns sapateiros à moda antiga, que atualmente para além dos sapatos intervêm em acessórios como malas, carteiras, cintos ou algumas peças de vestuários.

O Dia do Sapateiro comemora-se a 25 de outubro e São Crispim é considerado seu patrono.

Exemplo de um instrumento utilizado no ofício de sapateiro é a máquina de coser que integra o acervo do Museu Carlos Machado, MCM10401, utilizada para fazer ou reparar botas, sapatos e outros artigos de couro e pele. Produzida por The Singer Company, em Piscataway, New Jersey, esta máquina data de meados do século XX, e é do modelo 29K71, funcionando a pedal acionado pela força do pé, e estando preparada também para operar com corrente elétrica. Esta peça deu entrada na Alfândega de Ponta Delgada em 1959, com o número EP 253753 e de acordo com o Despacho 144.

Governo dos Açores, Presidência do Governo, Direcção Regional da Cultura Direcção Regional da Cultura Museu Carlos Machado
MUSEU CARLOS MACHADO
Núcleo de Santa Bárbara
9500-105 Ponta Delgada
Tel. 296 20 29 30/31
Fax. 296 20 29 39
Email: museu.cmachado.info@azores.gov.pt
Símbolo de Acessibilidade na Web [D]

SÍTIO WEB OPTIMIZADO PARA:
800x600 e 1024x768
Internet Explorer 6.0 ou superior
Firefox 2.0 ou superior