Museu Carlos Machado

Voltar

NÚCLEO DE SANTA BÁRBARA

O Núcleo de Santa Bárbara do Museu Carlos Machado resultou da adaptação de um antigo recolhimento que perdurou até aos nossos dias, de três existentes na cidade de Ponta Delgada.

O Recolhimento de Santa Bárbara remonta ao início do séc. XVII, e foi mandado construir por Roque Teixeira Fonseca e sua esposa Maria Esteves, que também fizeram erguer a ermida sob a invocação de Santa Bárbara. A partir de 1662, as suas filhas passaram a viver nesta casa, como se fossem freiras recolhidas, de hábito branco e sob a Ordem Terceira de Santo Agostinho. A sua fama de honestidade e as suas virtudes depressa ultrapassaram a clausura, “espalhando-se pela cidade e atraindo aquela residência algumas dezenas de donzelas” 1. Após a morte da esposa, Roque Teixeira Fonseca foi ordenado sacerdote e constituiu como herdeira sua irmã, Maria de Santo António, que ficou como regente do Recolhimento e, em testamento de 1674, vinculou toda a propriedade para “aí viverem e se recolherem donzelas com sua regente.”2

A história desta instituição pode ser dividida em três períodos: da fundação até 1783, ano da morte da última professa da Ordem de Santo Agostinho e altura em que o Recolhimento passou para a jurisdição da Diocese; de 1783 a 1933, ano em que o Governo Civil de Ponta Delgada aprovou os novos Estatutos do Recolhimento, transformando-o em instituição de caridade; de 1933 a 1982, período em que o edifício foi desocupado, devido ao estado de degradação.3

Com a passagem deste imóvel para o Museu Carlos Machado, iniciou-se o processo de adaptação a novos desígnios. Actualmente, o antigo Recolhimento de Santa Bárbara, reabilitado pelo Governo dos Açores, assume funções museológicas, apresentando-se como um lugar de memória, habitado pela cultura.

1 MONT’ALVERNE, Frei Agostinho, 1960. Crónicas da Província de S. João Evangelista das ilhas dos Açores, vol. II. Ponta Delgada, Instituto Cultural de Ponta Delgada.

2 Arquivo do Recolhimento de Santa Bárbara, doc. s/nº, “Verba do testamento da Senhora Maria de Santo António dona que foi do Recolhimento de Santa Bárbara desta cidade de Ponta Delgada”, fl.1.

3 MATOS, Artur Teodoro de, 1999. “Vivências, comportamentos e percursos das recolhidas de Santa Bárbara de Ponta Delgada nos séculos XVII a XX. Contributos para uma monografia”; In Actas do Colóquio Comemorativo dos 450 Anos da Cidade de Ponta Delgada. Universidade dos Açores, pp. 141-152.

Governo dos Açores, Presidência do Governo, Direcção Regional da Cultura Direcção Regional da Cultura Museu Carlos Machado
MUSEU CARLOS MACHADO
Núcleo de Santa Bárbara
9500-105 Ponta Delgada
Tel. 296 20 29 30/31
Fax. 296 20 29 39
Email: museu.cmachado.info@azores.gov.pt
Símbolo de Acessibilidade na Web [D]

SÍTIO WEB OPTIMIZADO PARA:
800x600 e 1024x768
Internet Explorer 6.0 ou superior
Firefox 2.0 ou superior