Museu Carlos Machado

Voltar

MUSEU MÓVEL

Museu Móvel

No dia 4 de setembro de 2008, o Museu Carlos Machado inaugurou o Museu Móvel na freguesia das Sete Cidades. Este projeto inédito a nível nacional conheceu a sua primeira expressão precisamente na Região Autónoma dos Açores, tendo merecido o prémio de Melhor Serviço de Extensão Cultural, atribuído pela APOM, em 2008.

Através do Museu Móvel, o Museu Carlos Machado vê concretizados mais dois dos pontos centrais da sua missão: primeiro, o de museu enquanto espaço de inclusão, onde se envolvem as populações normalmente alheias ao conhecimento museológico, seja por diferentes níveis socioculturais ou pela distância geográfica; segundo, como um museu de território, que não se restringe à cidade onde está implantado, mas que se estende a toda a ilha de S. Miguel, da qual absorve e trabalha as identidades das gentes micaelenses.

Uma das principais virtudes deste projeto é o contacto direto com as populações mais distantes dos centros urbanos, que enquanto tomam conhecimento das coleções do museu, são sensibilizadas sobre o património, a sua importância e a necessidade da sua preservação.

O Museu Móvel conta com o seu quarto ano de existência, tendo já estabelecido uma forte relação cultural e afetiva entre o Museu Carlos Machado e os diferentes públicos micaelenses. Os principais objetivos do Museu Móvel são: Interligar e valorizar diferentes vivências locais, através da implementação e dinamização de uma rede de ação cultural; promover o acesso de todos a valores culturais e promotores de inclusão; disponibilizar às diferentes populações de S. Miguel o acesso a atividades culturais; Este projeto destina-se a assegurar ao Museu Carlos Machado uma função de inclusão social, através da cultura; por outro lado, pretende-se manter o Museu em ação, preservando a sua presença na sociedade; divulgar as coleções do museu como fonte de conhecimento e enriquecimento cultural das populações; fortalecer e divulgar o património cultural da região, reforçando laços identitários e estabelecendo pontes entre o passado e a contemporaneidade através das diferentes representações socioculturais.

 

 

Governo dos Açores, Presidência do Governo, Direcção Regional da Cultura Direcção Regional da Cultura Museu Carlos Machado
MUSEU CARLOS MACHADO
Núcleo de Santa Bárbara
9500-105 Ponta Delgada
Tel. 296 20 29 30/31
Fax. 296 20 29 39
Email: museu.cmachado.info@azores.gov.pt
Símbolo de Acessibilidade na Web [D]

SÍTIO WEB OPTIMIZADO PARA:
800x600 e 1024x768
Internet Explorer 6.0 ou superior
Firefox 2.0 ou superior