Museu Carlos Machado

Voltar

EVENTOS

O Banco dos Açores

Quarta-Feira, Dia 5 de Julho de 2017 a Sábado, Dia 30 de Setembro de 2017

Em 1912, em Ponta Delgada, foi fundado o Banco Michaelense, com um capital social de duzentos e trinta contos de réis insulanos e um total de 203 subscritores. Inicialmente dirigido por personalidades republicanas da sociedade micaelense, esta instituição bancária surgiu num período de grande prosperidade comercial e para dar resposta à inexistência de estruturas bancarias eficazes que assegurassem um alargado volume de negócios, nacionais e internacionais, que marcava a economia micaelense. Ao longo da sua história este Banco tem sido o reflexo de diferentes contextos económicos e sociais.

A mostra expositiva O Banco dos Açores resulta de um protocolo estabelecido entre o Museu Carlos Machado e o Banco Santander Totta, com o intuito de dar a conhecer o acervo histórico referente ao percurso do primeiro Banco Açoriano e a relevância deste para o desenvolvimento e o progresso económico e social dos Açores. Esta mostra apresenta uma museografia contemporânea, desenvolve-se de acordo com o espólio já exposto no banco e respeita o percurso cronológico que marcou a história daquela instituição, destacando sete períodos temporais mais marcantes.

Governo dos Açores, Presidência do Governo, Direcção Regional da Cultura Direcção Regional da Cultura Museu Carlos Machado
MUSEU CARLOS MACHADO
Núcleo de Santa Bárbara
9500-105 Ponta Delgada
Tel. 296 20 29 30/31
Fax. 296 20 29 39
Email: museu.cmachado.info@azores.gov.pt
Símbolo de Acessibilidade na Web [D]

SÍTIO WEB OPTIMIZADO PARA:
800x600 e 1024x768
Internet Explorer 6.0 ou superior
Firefox 2.0 ou superior