Museu Carlos Machado

Voltar

EVENTOS

Oficina de trabalhos em espadana

Domingo, Dia 18 de Março de 2018

Phormium tenax, espadana, ou  linho-da-nova-zelândia, é uma planta que foi introduzida, no século XIX, na ilha de São Miguel. Planta de fibras resistentes, permite o fabrico de panos, cordas, tapetes, capachos, entre outros artefactos.

No início do século XX, existiam sete fábricas de desfibração de espadana em São Miguel. Atualmente esta indústria já não existe na ilha, contudo esta espécie vegetal continua a ser cultivada, sendo muito usada para atar os manchos de novidades e, já a rarear, na manufatura de capachos, entre outros usos, nomeadamente o ornamental.

No âmbito do projeto Fenais da Luz – Comunidade em Foco, no dia 18 de março, domingo, das 10h30 às 16h00, o Museu Carlos Machado, em parceria com o CRAA - Centro Regional de Apoio ao Artesanato, a Cresaçor e o Núcleo Museológico dos Fenais da Luz, promove uma oficina de trabalhos em espadana com o artesão Bento Silva.

Nota biográfica do formador:

Bento Silva (1953), natural e residente nos Arrifes, detentor de vários saberes, é agricultor e lavrador, produz utensílios em espadana e em vime, dominando também as técnicas de construção de muros em pedra seca. É artesão certificado pelo Centro Regional de Apoio ao Artesanato, nomeadamente, nas especialidades de capacharia e cestaria.

A partir dos 8 anos

Esta atividade requer inscrição prévia através do telefone nº 296202930 e tem um custo de 5€ por participante para não residentes e 2€50 para residentes (material incluído).

Atividade limitada a 15 participantes.

Governo dos Açores, Presidência do Governo, Direcção Regional da Cultura Direcção Regional da Cultura Museu Carlos Machado
MUSEU CARLOS MACHADO
Núcleo de Santa Bárbara
9500-105 Ponta Delgada
Tel. 296 20 29 30/31
Fax. 296 20 29 39
Email: museu.cmachado.info@azores.gov.pt
Símbolo de Acessibilidade na Web [D]

SÍTIO WEB OPTIMIZADO PARA:
800x600 e 1024x768
Internet Explorer 6.0 ou superior
Firefox 2.0 ou superior