Museu Carlos Machado

Voltar

Arte

Os primeiros frutos

Urbano (1959)
2000
Acrílico e terra sobre papel mata-borrão
MCM6125

Em Detalhe »

O presente desenho integra a série intitulada Os primeiros frutos concebida por Urbano entre 1999-2000. Nesta obra, o papel assume autonomia face à condição funcional de suporte-registo convencional, ao ser trazido desde o suporte para a superfície pelo artista na esteira da tendência support - surface. A vivência do papel é pressentida na tessitura de rugas que atravessam a superfície plana do papel, nos enlaçados de linhas em movimentos de curvas e na lancinante decomposição da regularidade geométrica do papel, patente na ruptura do ângulo superior esquerdo. Por outro lado, a cor surda do papel adensa-se na sedimentação de pigmentos oriundos de salpicos, escorridos e depósitos de tintas evocativos do caos inicial.

Este último consubstancia-se por mínimas variações tonais que oscilam entre tons terrosos, esbranquiçados e cínzeos aos quais se opõe o delineamento escuro de ideogramas, que colocam a representação visual muito próxima do registo pictográfico, de que o autor se deixa atrair. Os primeiros frutos testemunham uma opção fundamental do pintor: o retorno aos primórdios da arte, cujas reminiscências das superfícies rochosas e parietais da arte rupestre são sugestionadas na plasticidade do papel e no pigmento telúrico - rememorativo da Arte Povera - que o autor conjuga em justaposição com a pintura acrílica da produção cultural contemporânea.

Ademais, num retorno a rituais ancestrais dos primórdios da humanidade, onde a arte servia de mediação entre o Homem e o sonho, o artista convoca ao centro o ideograma que apela à invocação do mítico desiderato de fecundidade, prosperidade e sobrevivência, implícitos no título.

[SM]

Governo dos Açores, Presidência do Governo, Direcção Regional da Cultura Direcção Regional da Cultura Museu Carlos Machado
MUSEU CARLOS MACHADO
Núcleo de Santa Bárbara
9500-105 Ponta Delgada
Tel. 296 20 29 30/31
Fax. 296 20 29 39
Email: museu.cmachado.info@azores.gov.pt
Símbolo de Acessibilidade na Web [D]

SÍTIO WEB OPTIMIZADO PARA:
800x600 e 1024x768
Internet Explorer 6.0 ou superior
Firefox 2.0 ou superior