Museu Carlos Machado

Voltar

EVENTOS

Museu galardoado nos prémios APOM 2019

Terça-Feira, Dia 28 de Maio de 2019 a Sexta-Feira, Dia 28 de Junho de 2019

Museu Carlos Machado galardoado nos prémios da APOM de 2019

No dia 24 de maio de 2019, em Leiria, decorreu a entrega de prémios APOM - Associação Portuguesa de Museologia. Nesta cerimónia, destinada a agentes e instituições da museologia portuguesa, o Museu Carlos Machado foi distinguido com dois galardões: O Prémio de Inovação e Criatividade, com o projeto "De Fenais a Fenais" e uma menção honrosa, na categoria de Investigação, para o projeto expositivo "Para que o céu não nos caia em cima da cabeça".

A edição deste ano contou com 190 candidaturas envolvendo instituições de Portugal continental e regiões autónomas.

Prémio de Inovação e Criatividade
Projeto “De Fenais a Fenais” - Museu em comunidade / Museu de território

O projeto “De Fenais a Fenais” nasce do manifesto desejo do Museu Carlos Machado de reforçar, pela cultura, o desenvolvimento local das comunidades onde se insere e atua, estabelecendo pontes entre as suas coleções, o rico património imaterial e as gentes das freguesias entre Fenais da Luz e Fenais da Ajuda (e outras) e que ajudam a formar, neste conjunto vivo de troca de saberes e experiências, a identidade micaelense.
Fora das suas paredes que guardam e preservam os objetos, o Museu estende assim pela ilha de São Miguel um desafio de crescimento, de desenvolvimento e de expressão de cidadania pela cultura, com novas ligações em rede, novos encontros entre pessoas e novas atividades, fruto da sua missão e da vontade de, através do património cultural, da sua salvaguarda e dinamização, ativamente participar na missão da Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social. Esta estratégia do XII Governo Regional dos Açores procura, através de um plano de ações concertadas e de expressão territorializada, promover uma sociedade mais desenvolvida, coesa e inclusiva.

Menção honrosa em Investigação
Projeto expositivo “Para que o céu não nos caia em cima da cabeça”

“Para que o céu não nos caia em cima da cabeça” foi um projeto expositivo que pretendeu alertar e valorizar aspetos do património local em risco de extinção, nomeadamente a telha regional. Como forma de salvaguarda da paisagem dos telhados regionais, incidiu-se sobre o habitar identitário da ilha de S. Miguel, ancorando o discurso expositivo em torno do acervo do Museu Carlos Machado, tendo por base as suas coleções, especialmente a coleção de Etnografia Regional e a já estudada manifestação de Património Cultural Imaterial “Produção de Telha Regional, Tijolos e Sertãs - Ribeira Seca, Ilha de São Miguel”. Esteve patente no núcleo de Arte Sacra do Museu até 31 de março de 2019.

 

Governo dos Açores, Presidência do Governo, Direcção Regional da Cultura Direcção Regional da Cultura Museu Carlos Machado
MUSEU CARLOS MACHADO
Núcleo de Santa Bárbara
9500-105 Ponta Delgada
Tel. 296 20 29 30/31
Fax. 296 20 29 39
Email: museu.cmachado.info@azores.gov.pt
Símbolo de Acessibilidade na Web [D]

SÍTIO WEB OPTIMIZADO PARA:
800x600 e 1024x768
Internet Explorer 6.0 ou superior
Firefox 2.0 ou superior