Museu Carlos Machado

Voltar

Arte Sacra

Presépio - maquineta

Autor desconhecido
Séc. XVIII/XIX
Conjunto escultórico em barro policromado, conchas, algodão e outros materiais; maquineta de madeira marmoreada e vidro
110 x 64 x 50 cm
MCM5916

Em Detalhe »

O presépio, seja na sua vertente popular ou erudita, é uma das mais interessantes manifestações artísticas portuguesas dos séculos XVIII e XIX. Reproduzindo o momento da Natividade e, por vezes, outros episódios da vida de Jesus, retirados do imaginário bíblico, a que se juntavam cenas da vida quotidiana de forte representação etnográfica, a tradição do presépio em Portugal teve em artistas como António Ferreira, Machado de Castro e outros conhecidos barristas os seus mais importantes cultores.

No entanto, a maioria dos presépios que hoje conhecemos são de origem mais popular, muitas vezes saídos da mão de freiras, que no sossego de seus conventos executavam artísticos cenários povoados de vulgares figuras adquiridas em feiras ou olarias.

O presente exemplar apresenta-se dentro de uma maquineta arquitetónica rusticada, que encerra um mundo encantatório de forte colorido, construído por conchas, folhagens secas e papéis coloridos, em redor da Sagrada Família que se abriga numa construção de pendor clássico.

À sua volta, quase em jeito de romaria popular, uma miríade de personagens transportando oferendas procura ansiosamente chegar ao Menino recém-nascido, tendo em primeiro plano os Pastores em Adoração, e em último, e à distância, o Cortejo dos Reis Magos. Cenas da vida quotidiana pontuam dispersas nas faces laterais. Uma particularidade distingue este presépio de outros, da parte superior da maquineta irrompe uma manga da vidro que abriga um grupo de anjos e serafins, assentes numa nuvem de algodão semeada de estrelas, que no mundo celestial prolongam a celebração do nascimento de Jesus.

A tradição dá este presépio como tendo sido pertença de uma freira do antigo Convento de Santo André de Ponta Delgada.

[AF]

Governo dos Açores, Presidência do Governo, Direcção Regional da Cultura Direcção Regional da Cultura Museu Carlos Machado
MUSEU CARLOS MACHADO
Núcleo de Santa Bárbara
9500-105 Ponta Delgada
Tel. 296 20 29 30/31
Fax. 296 20 29 39
Email: museu.cmachado.info@azores.gov.pt
Símbolo de Acessibilidade na Web [D]

SÍTIO WEB OPTIMIZADO PARA:
800x600 e 1024x768
Internet Explorer 6.0 ou superior
Firefox 2.0 ou superior