Museu Carlos Machado

Voltar

História Natural

Priolo

Pyrrhula murina Godman Ilha de São Miguel - Lagoa das Furnas
Padre Ernesto Ferreira (colector)
A 10 x L 5 x C 15 cm
MCM1218

Em Detalhe »

English abstract

A very rare bird, an endemic species from S. Miguel and living only in this island, the Pyrrhula murina – known as the Priolo – is now a seriously endangered species. The most current studies point to only 200 to 400 specimens, living almost exclusively in the eastern part of the island, among the mountains of Povoação and Nordeste.

Several projects seek to defend this increasingly rare bird, exclusive to S. Miguel, including the Projecto LIFE Priolo, under coordination of the .Portuguese Society for Bird Study (SPEA)

The Priolo is similar to other continental species from the Pyrrhula family, like the Bouvreuil in France or the Bullwinch in the United Kingdom.

Português

O Priolo (Pyrrhula murina) é uma ave endémica da Ilha de S. Miguel, restringindo-se actualmente à parte leste da ilha, mais propriamente à zona montanhosa localizada entre o Pico da Vara, o Planalto dos Graminhais e a Serra da Tronqueira, numa área de vegetação natural, que é abrangida pelos concelhos do Nordeste e da Povoação. A população actual desta espécie está estimada entre 200 e 400 indivíduos. Foi o ornitólogo inglês Frederick du Cane Godman quem, em 1865, pela primeira vez, considerou o Priolo de S. Miguel como uma espécie endémica, dando-lhe o nome científico de Pyrrhula murina. Esta classificação foi contestada pelo ilustre zoólogo Vicente Barbosa du Bocage, fundador do Museu Nacional de História Natural de Lisboa, que apenas em 1873 a aceita como nova espécie. O Priolo micaelense assemelha-se ao seu parente europeu Pyrrhula pyrrhula L., conhecido por D. Fafe no continente, por Bouvreuil em França e por Bullfinch em Inglaterra. Ao contrário destes, o Priolo não apresenta diferença de coloração entre o macho e a fêmea. No resto da Europa, o macho apresenta uma plumagem avermelhada no peito e no ventre. No início do século XX, o Priolo era uma ave bastante abundante nas Furnas e na Povoação.

Foi intensamente perseguido, devido aos estragos que produzia na época de folração das árvores de fruto, por se alimentar dos botões florais. Actualmente, o Priolo é uma espécie protegida pela Directiva Europeia das Aves, e considerada "globalmente ameaçada de extinção" pela Bird Life International. Com vista à sua preservação, foi criada a Zona de Protecção Especial (ZPE) do Pico da Vara / Ribeira do Guilherme (Sítio da Rede Natura 2000), que abrange toda a área de distribuição da espécie. Em termos de conservação, merece destaque especial o Projecto LIFE Priolo - "Recuperação do Habitat do Priolo na Zona da Protecção Especial (ZPE) Pico da Vara / Ribeira do Guilherme", que teve início em 2003. Este projecto foi coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), e teve como parceiros a Câmara Municipal do Nordeste, o Centro de Conservação e Protecção do Ambiente da Universidade dos Açores (CCPA), a Direcção Regional dos Recursos Florestais (DRRF), a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar (SRAM) e a Royal Society for the Protection of Birds (RSPB, Birdlife no Reino Unido).

[JPC]

Governo dos Açores, Presidência do Governo, Direcção Regional da Cultura Direcção Regional da Cultura Museu Carlos Machado
MUSEU CARLOS MACHADO
Núcleo de Santa Bárbara
9500-105 Ponta Delgada
Tel. 296 20 29 30/31
Fax. 296 20 29 39
Email: museu.cmachado.info@azores.gov.pt
Símbolo de Acessibilidade na Web [D]

SÍTIO WEB OPTIMIZADO PARA:
800x600 e 1024x768
Internet Explorer 6.0 ou superior
Firefox 2.0 ou superior