Museu Carlos Machado

Voltar

Arte Sacra

Senhor dos navegantes

José de Fontes e António Dias (entalhadores), José Joaquim (pintor)
Séc. XVIII (finais)
Alto-relevo em madeira dourada e policromada
153 x 88 x 30 cm
MCM5938

Em Detalhe »

Este alto-relevo dos finais do século XVIII, é um registo do milagre de Jesus caminhando sobre as águas, na versão de São Mateus, em que fica explicita a admiração de Pedro e o desejo de imitar o Mestre. De madrugada, Jesus foi ter com eles, caminhando sobre o mar.

Ao verem-no caminhar sobre o mar, os discípulos assustaram-se [...] No mesmo instante, Jesus falou-lhes, dizendo: «Tranquilizai-vos! Sou Eu! Não temais!» Pedro respondeu-lhe: «Se és Tu, Senhor, manda-me ir ter contigo sobre as águas.» «Vem» - disse-lhe Jesus. E Pedro, descendo do barco, caminhou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mas, sentindo a violência do vento, teve medo e, começando a ir ao fundo, gritou: «Salva-me, Senhor!» Imediatamente Jesus estendeu-lhe a mão, segurou-o e disse-lhe: «Homem de pouca fé, porque duvidaste?» E, quando entraram no barco, o vento amainou." (Mt 14,22-33) Assim, em primeiro plano, temos a representação de Cristo, de pé sobre as águas, estendendo a mão a Pedro que se afunda perante o olhar atónito dos outros apóstolos atrás, em segundo plano, numa embarcação de vela enfunada, sobre o mar revolto. Executado em madeira de pinho, policromada e dourada, denota um excelente domínio da técnica de execução patente no equilíbrio da composição, proporção e entalhe das formas, assim como na qualidade da policromia. Crê-se ser obra dos artistas locais José de Fontes e António Dias (entalhadores) e José Joaquim (pintor), de acordo com uma nota de pagamento revelada pelo Dr. Luís Bernardo Leite de Ataíde em Notas sobre Arte, publicado em Ponta Delgada em 1915.

Originalmente pertencente ao retábulo do altar do Senhor dos Navegantes da antiga Ermida da Mãe de Deus de Ponta Delgada, demolida no período da 1ª Grande Guerra, esta peça integrou a coleção do Museu Carlos Machado em 1917.

[AF]

Governo dos Açores, Presidência do Governo, Direcção Regional da Cultura Direcção Regional da Cultura Museu Carlos Machado
MUSEU CARLOS MACHADO
Núcleo de Santa Bárbara
9500-105 Ponta Delgada
Tel. 296 20 29 30/31
Fax. 296 20 29 39
Email: museu.cmachado.info@azores.gov.pt
Símbolo de Acessibilidade na Web [D]

SÍTIO WEB OPTIMIZADO PARA:
800x600 e 1024x768
Internet Explorer 6.0 ou superior
Firefox 2.0 ou superior