Museu Carlos Machado

Voltar

EVENTOS

Tomaz Borba Vieira - Caminhos do Ser

Sábado, Dia 29 de Outubro de 2016 a Terça-Feira, Dia 31 de Janeiro de 2017

A antologia Tomaz Borba Vieira – Caminhos do Ser, constitui uma oportunidade rara de admirar o lastro da obra artística do pintor no zénite da carreira, possibilitando a visão global das várias fases do pintor, convocadas no arco temporal balizado entre 1956 e 2016, onde a pintura, escultura, desenho, serigrafia, a ilustração, a escrita expressam as múltiplas vias de diálogo do pintor com o mundo.

A reflexão existencial dos anos sessenta, o questionamento político do período colonial, a Ilha, o Arquipélago, o mar, as bibliotecas submersas, as arquiteturas aquáticas, a reflexão social dos anos 80 e 90 na qual se incluem “Mulheres de Rabo de Peixe e Homens de Rosto de cão”, são apenas algumas das temáticas recorrentes na obra do pintor. As suas obras são imbuídas de apurado sentido poético que podemos reter nos títulos da maioria das suas obras, e que detêm a nossa atenção. A abordagem temática do pintor prossegue pelo mundo recôndito de deusas, lendas e mitos gregos. A reflexão filosófica da existência do ser tem novo eco na série “Bicéfalos” e, mormente, em “Serafins”, projeção de nós próprios.

Finalmente, surgem os documentários que de forma didática e lúdica convidam-nos a conhecer a vida do pintor, o seu método de trabalho, a sua relação com a arte, a política e a sociedade.

 

Visitas orientadas com marcação prévia através do nº 296202930

Governo dos Açores, Presidência do Governo, Direcção Regional da Cultura Direcção Regional da Cultura Museu Carlos Machado
MUSEU CARLOS MACHADO
Núcleo de Santa Bárbara
9500-105 Ponta Delgada
Tel. 296 20 29 30/31
Fax. 296 20 29 39
Email: museu.cmachado.info@azores.gov.pt
Símbolo de Acessibilidade na Web [D]

SÍTIO WEB OPTIMIZADO PARA:
800x600 e 1024x768
Internet Explorer 6.0 ou superior
Firefox 2.0 ou superior