Museu Carlos Machado

Voltar

EVENTOS

Workshop de pizzas em forno de lenha: Tradição e inovação

Domingo, Dia 7 de Maio de 2017

Nos Açores, assim como no resto do país, a vida rural familiar do século passado centrava-se em torno da cozinha. Este era o espaço principal da casa, sendo o forno de lenha um dos elementos essenciais nesta centralidade da vida quotidiana.

Com o advento como  a industrialização, a emigração e o progresso tecnológico, entre outros fatores, muitos usos e costumes se foram alterando e muitos equipamentos relacionados com modos de vida ancestrais foram, muitas vezes, abruptamente destruídos. No entanto, e felizmente, houve sobreviventes.  Hoje vive-se a nostalgia da vida simples, dos sabores autênticos, da verdade das coisas. Os fornos de lenha e o seu uso são exemplos desta rutura e desta nostalgia. Por um lado, destroem-se fornos em casa antigas, por outro, abrem-se restaurantes e outros equipamentos anunciando orgulhosamente estarem equipados com Fornos de Lenha.

Nas Sete Cidades a maioria das casas ainda possuem fornos de lenha, e muitas famílias ainda os utilizam no seu dia a dia para cozinhar e aquecer a casa. A partir do projeto “Sete Cidades -Para Além da Paisagem” a equipa do Património do Museu Carlos Machado, tem promovido a reativação e a continuidade do uso  dos fornos de lenha. Neste âmbito, já promoveu dois workshops de pão caseiro e  dois  workshops de Pizza.

Com a orientação do chefe de cozinha Biagio Volandri Verdolini, dia 7 de maio a partir das 10h30 na Loja Eco Atântida, em Sete Cidades.

Inscrições e mais informações – Equipa Património Cultural Imaterial  do  Museu Carlos Machado – tel. 296202930

Governo dos Açores, Presidência do Governo, Direcção Regional da Cultura Direcção Regional da Cultura Museu Carlos Machado
MUSEU CARLOS MACHADO
Núcleo de Santa Bárbara
9500-105 Ponta Delgada
Tel. 296 20 29 30/31
Fax. 296 20 29 39
Email: museu.cmachado.info@azores.gov.pt
Símbolo de Acessibilidade na Web [D]

SÍTIO WEB OPTIMIZADO PARA:
800x600 e 1024x768
Internet Explorer 6.0 ou superior
Firefox 2.0 ou superior