Programa EIXO, públicos com necessidades específicas

EIXO é o alicerce quando se constrói uma casa. Este eixo é, na sua essência, a coluna do Serviço Educativo do Museu Carlos Machado, um museu que se quer inclusivo, de todos e para todos.

 

A diversidade de indivíduos faz com que todos não experienciem o mundo da mesma forma.  Num Museu, esta realidade é notória, visto que, o espaço físico do mesmo, bem como as propostas na área da mediação com públicos, impede que certas pessoas não consigam, seja por questões físicas ou mentais e cognitivas, usufruir o que o Museu tem para oferecer na sua plenitude.

Este projeto surge no sentido de dar resposta à necessidade de se tornar o museu o mais inclusivo possível, através de ações do Serviço Educativo. 

Estas ações ganham forma através de visitas orientadas por um membro do Serviço Educativo, às várias exposições que o museu apresenta, utilizando técnicas de mediação e objetos que vão ao encontro das necessidades do público; ateliers que exploram as coleções do Museu; sessões de conversa, debates, incentivando novos olhares sobre as coleções do museu.

 

No âmbito do programa EIXO desenvolvemos atividades de acordo com as necessidades dos nossos públicos. Para tal, pedimos às entidades interessadas que entrem em contacto com o Serviço Educativo, de forma a prepararmos uma visita adequada às especificidades de cada grupo.