Exposições

foto do item

Circuito de Arte Sacra

O circuito de Arte Sacra centra-se na antiga Igreja do Colégio, onde a exuberante fachada, a resplandecência do retábulo do altar-mor, bem como, a coleção de azulejos setecentistas assumem-se como um todo, num monumento ímpar de criação barroca. A este integra-se uma galeria com uma coleção diversificada onde se destacam peças quinhentistas, bem como, um valioso espólio de exemplares de temática religiosa.

foto do item

Circuito de História Natural

O Circuito História Natural apresenta uma coleção de base naturalista que foi o alicerce para a fundação do Museu. O circuito distribuído por oito salas expõe a diversidade, o exótico e o saber, onde são abordadas diferentes áreas do conhecimento científico, com destaque para zoologia, geologia, mineralogia, botânica.

 

foto do item

Canto da Maya

A exposição de longa duração apresenta a vida e a produção artística de um dos maiores vultos da escultura açoriana e nacional da primeira metade do século XX. Dividida em núcleos temáticos que expõem a sua génese, formação, consagração internacional, bem como, o seu papel na criação de obras monumentais.

 

foto do item

Vida, Modos de Usar

As doações feitas ao Museu Carlos Machado nos últimos 10 anos foram o mote para o tema da mostra, que tem também, como objetivo homenagear os doadores, elogiando o ato de dar numa sociedade baseada na troca comercial, no lucro e no consumo.

foto do item

Domingos Rebêlo

A exposição é um tributo ao pintor Domingos Rebêlo enquanto figura central do panorama artístico açoriano do século XX. A exposição apresenta peças das diferentes fases da evolução da criação do pintor ao longo de quatro décadas, não só a produção de cunho regionalista mas, também, a caricatura, as artes gráficas, a ilustração e a cenografia.

 

foto do item

Circuito Memória do Convento

O circuito apresenta as características arquitetónicas dos edifícios conventuais de outros tempos, a diversidade de espaços, as suas dinâmicas e funções, bem como, explora o modo de vida das Clarissas pertencentes ao ramo feminino da Ordem dos Frades Menores, fundada por São Francisco de Assis.

Notícias

foto do item

Reportagem no jornal AÇORIANO ORIENTAL

Inauguração exposição "Vida, Modos de Usar". O Museu Carlos Machado apresenta a exposição «Vida, Modos de Usar _ Ensaio sobre as doações dos últimos 10 anos»

foto do item

Reportagem da SIC sobre a exposição "Vida, Modos de Usar"

Nova exposição é composta por dezenas de peças doadas na última década.  

foto do item

Reportagem no programa AÇORES HOJE sobre a exposição "Vida, Modos de Usar"

O Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado tem patente a exposição “Vida, Modos de Usar - Ensaio sobre as doações dos últimos 10 anos”. 

foto do item

Reportagem Telejornal RTP AÇORES

Visite a exposição «Vida, Modos de Usar _ Ensaio sobre as doações dos últimos 10 anos» com curadoria de Luísa Cardoso. A mostra estará patente até ao final do ano no Núcleo de Arte Sacra, antiga Igreja do Colégio, de terça a domingo, das 10h às 17h30.

foto do item

Entrevista Programa INTER-ILHAS

«É uma exposição cheia porque ela nasce de um gesto cheio que transborda, que é a dádiva».

foto do item

Reportagem CORREIO DA MANHÃ Canadá à exposição "Vida, Modos de Usar"

«A Dr.ª Luísa pretendeu homenagear tudo o que se passa dentro da casa e as pessoas que ofereceram essas peças».

foto do item

Reportagem CORREIO DA MANHÃ Canadá ao Núcleo de Arte Sacra

Igreja do Colégio e Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado em Azores em Destaque. 

foto do item

Reportagem jornal Açoriano Oriental | edição 5.10.2020

Museu Carlos Machado apresenta nova identidade. 

Reportagem SIC _ Edição de 8.10.2020 | Dia Mundial da Visão

 

O Dia Mundial da Visão, ou internacionalmente apelidado de WSD (World Sight Day) – é comemorado desde o ano 2000, toda a segunda quinta –feira do mês de outubro. Esta data foi criada para chamar a atenção do público sobre a prevenção da deficiência visual e aumentar a conscientização pública sobre esse tema.


 
foto do item

Reportagem SIC _ Edição de 8.10.2020 | Dia Mundial da Visão

O Dia Mundial da Visão, ou internacionalmente apelidado de WSD (World Sight Day) – é comemorado desde o ano 2000, toda a segunda quinta –feira do mês de outubro. Esta data foi criada para chamar a atenção do público sobre a prevenção da deficiência visual e aumentar a conscientização pública sobre esse tema.

Eventos

Peça do mês

  • Artista
  • Canto da Maya (1890 – 1981)
  • Título
  • Esboceto para «Desespero da Dúvida»
  • Data
  • Sem data (ca. 1915)
  • Material
  • Terracota pintada
  • Dimensões
  • 28 x 9,5 x 11 cm
  • Nº de Inventário
  • MCM5753