TURDUS MERULA

du ciel silencieux

de Carlos Medeiros
Núcleo de Santo André

O Museu Carlos Machado inaugura no próximo dia 9 de outubro, às 18h00, no Núcleo de Santo André, a exposição Turdus Merula - du ciel silencieux, de Carlos de Medeiros.
A mostra reúne 21 fotografias que dialogam com frases do texto Les Corneilles (As Gralhas), de Octave Mirbeau, construindo uma narrativa visual que cruza espaço exterior e interior, evocando a sedução, a transformação, a morte e a solidão.
Reconhecido como ator de teatro e cinema, Carlos de Medeiros transporta para a fotografia a mesma capacidade de encenação: prepara os cenários, escolhe locais e adereços, e assume a auto-representação como elemento central. Entre a ficção e a intimidade, o artista coloca-se dos dois lados da câmara, numa permanente duplicidade.
Turdus Merula - du ciel silencieux revela ainda a presença constante dos melros-pretos no imaginário do autor, aves que o acompanham desde a infância nos Açores e nos refúgios junto ao Cabo Espichel.
Com fotografia exposta desde 1986 e várias obras publicadas, Carlos de Medeiros está representado em coleções como a do Le Château D’Eau de Toulouse e do Centro Português de Fotografia.

Outros Destaques

foto do item

MUSEUTALKS

Núcleo de Santa Bárbara
foto do item

Clássicos no Museu

Núcleo de Arte Sacra
foto do item

Mês das Almas

Núcleo de Santo André
foto do item

Gestos de Abundância

25 de setembro | 30 de novembro
foto do item

Domingos Rebêlo

Núcleo de Santa Bárbara
foto do item

Arqueologia

Núcleo de Santa Bárbara