Downloads

O Museu disponibiliza um conjunto de conteúdos e vídeos didáticos que responderão à procura de muitos visitantes. Estes ajudarão a aumentar o conhecimento sobre as coleções, bem como, facilitarão o trabalho de consolidação de muitas temáticas abordadas em contexto escolar. 

DESAFIO DIGITAL - Julho

Nesta fase em que as atividades educativas em museus estão limitadas e reduzidas, o Serviço Educativo do Museu Carlos Machado vai disponibilizar, todos os meses, um desafio digital que parte da readaptação das atividades do programa educativo.

Neste Desafio Digital propomos que descubras os vários animais representados na figura.

CURIOSOS?

[ Descobre os animais ]

60" no MUSEU - Episódio 6

Apresentamos o sexto episódio da rubrica «60” no MUSEU» que apresenta a BORBOLETA MONARCA, peça exposta na Sala dos Invertebrados integrante no Circuito de História Natural localizado no Núcleo de Santo André.

[ EP. 6 _ Borboleta Monarca ]

60" no MUSEU - Episódio 5

Apresentamos o quinto episódio da rubrica «60” no MUSEU» que apresenta o quadro Salomé, peça exposta na galeria do Núcleo de Arte Sacra, localizado na antiga igreja do Colégio. Quem foi Salomé? Que história este quadro nos conta? Assista ao vídeo e visite o Museu Carlos Machado para contemplar esta e outras peças.

[ Ep. 5 - Salomé ]

DESAFIO DIGITAL - Junho

Nesta fase em que as atividades educativas em museus estão limitadas e reduzidas, o Serviço Educativo do Museu Carlos Machado vai disponibilizar, todos os meses, um desafio digital que parte da readaptação das atividades do programa educativo. O Desafio Digital proposto para este mês é um criptograma.CURIOSO? Decifra as letras por detrás dos símbolos e descobre as palavras escondidas. Visita o nosso site, o nosso canal de youtube e as nossas redes sociais (Facebook e Instagram).

[ Criptograma ]

Plano de Atividades 2021

[ Consultar ]

Relatório de Atividades 2020

[ Consultar ]

Plano de Atividades 2020

[ Consultar ]

Relatório de Atividades 2019

[ Consultar ]

Plano de Atividades 2019

[ Consultar ]

Relatório de Atividades 2018

[ Consultar ]

Plano de Atividades 2018

[ Consultar ]

Relatório de Atividades 2017

[ Consultar ]

Plano de atividades 2017

[ Consultar ]

Relatório de Atividades 2016

[ Consultar ]

Plano de Atividades 2016

[ Consultar ]

DESAFIO DIGITAL - Maio

Nesta fase em que as atividades educativas em museus estão limitadas e reduzidas, o Serviço Educativo do Museu Carlos Machado vai disponibilizar, todos os meses, um desafio digital que parte da readaptação das atividades do programa educativo.

O Desafio Digital proposto para este mês chama-se «Aos pares». CURIOSO? Segue as linhas e ajuda estes pares de animais a encontrar o caminho para que se voltem a reunir. Visita o nosso site, o nosso canal de youtube e as nossas redes sociais (Facebook e Instagram).

[ Aos pares ]

A INTEMPORALIDADE EM CANTO DA MAYA

No 131º aniversário do nascimento do ilustre escultor celebramos a data apresentando «A intemporalidade em Canto da Maya», uma recolha de memórias. 

«…nasceu na manhã de primavera do dia quinze de maio de 1890, na freguesia de São Pedro, em Ponta Delgada (…). O primeiro contacto com barro da Lagoa decorreu na infância, por volta de 1898, modelando pequenas figurinhas em barro cru (…)».

Nascia assim, um dos escultores portugueses séc. XX com consagrada carreira internacional destacando-se entre os percursores do modernismo figurativo com uma original estética decorativista.

[ A Intemporalidade em Canto da Maya ]

DESAFIO DIGITAL - Abril

Nesta fase em que as atividades educativas em museus estão limitadas e reduzidas, o Serviço Educativo do Museu Carlos Machado vai disponibilizar, todos os meses, um desafio digital que parte da readaptação das atividades do programa educativo. O Desafio Digital proposto para este mês chama-se «Geo Quiz».

Curioso?

Visita o nosso site, o nosso canal de youtube e as nossas redes sociais (Facebook e Instagram).

[ Geo Quiz ]

60" NO MUSEU - Episódio 4

Apresentamos o quarto episódio da rubrica «60” no MUSEU» onde exploramos a vida do tamboril, peça que integra o circuito de História Natural patente no Núcleo de Santo André. 
Assista ao vídeo e visite o Museu Carlos Machado para contemplar esta e outras peças.

[ Ep. 4 - O Tamboril ]

OFICINA VIRTUAL

No âmbito do projeto o Museu e a Escola, desenvolvemos uma oficina denominada «Animação de recorte de papel ou cartão» com desenhos e animações realizados pelos alunos do 10ºH do curso de Artes Visuais da Escola secundária da Antero de Quental.

Uma atividade em parceira com a CRESAÇOR - Cooperativa Regional de Economia Solidária, CRL

 

OFICINA DO CONTO

Neste período das férias da Páscoa, o Museu promove a Oficina de Primavera partindo das «Fábulas de Esopo». A atividade parte da fábula «O burro, a raposa e o leão» e consiste na teatralização do texto, depois da construção de um mini teatro, do seu cenário e das suas personagens.

Devido às condições impostas pela pandemia a atividade não será presencial. No entanto, desenvolvemos um KIT com as instruções passo a passo da atividade para que possam desenvolvê-la em família na segurança dos vossos lares.

 

[ Oficina do Conto ]

DESAFIO DIGITAL - Março

Nesta fase em que as atividades educativas em museus estão limitadas e reduzidas, o Serviço Educativo do Museu Carlos Machado vai disponibilizar, todos os meses, um desafio digital que parte da readaptação das atividades do programa educativo. O Desafio Digital proposto para este mês chama-se «Combina Sombras». Curioso?

Visita o nosso site, o nosso canal de youtube e as nossas redes sociais (Facebook e Instagram).

[ Combina as sombras ]

60" NO MUSEU - Episódio 3

O terceiro episódio da rubrica «60” no MUSEU» apresenta a peça «Caresse Étrange» da autoria do escultor açoriano Canto da Maya. A peça integra a exposição patente no Núcleo de Santa Bárbara.

Assista ao vídeo e visite o Museu Carlos Machado para contemplar esta e outras peças do ilustre escultor açoriano, Canto da Maya.

[ Ep. 3 - Caresse Étrange ]

DESAFIO DIGITAL - Fevereiro

Nesta fase em que as atividades educativas em museus estão limitadas e reduzidas, o Serviço Educativo do Museu Carlos Machado vai disponibilizar, todos os meses, um desafio digital que parte da readaptação das atividades do programa educativo. O Desafio Digita proposto para este mês é a elaboração de um Taumatrópio. Curioso?

Visita o nosso site, o nosso canal de youtube e as nossas redes sociais (Facebook e Instagram).

[ Taumatrópio ]

60" NO MUSEU - Episódio 2

O Museu Carlos Machado convida-o a conhecer algumas das suas peças através da sua nova rúbrica «60” no MUSEU». Todos os meses será exibida uma nova peça em 60 segundos, hoje, apresentamos-lhe o quadro «Nossa Senhora do Leite», patente no coro baixo do antigo convento de Santo André, parte integrante do Circuito expositivo «Memória do Convento».

Ao olharmos em redor no coro baixo do convento de Santo André, somos surpreendidos por uma pintura com uma representação da Virgem Maria desconhecida da maioria do grande público. Trata-se da Nossa Senhora do Leite, que representa a Virgem Maria, sentada, amamentando o Menino Jesus.

Diz a lenda que a devoção à Virgem do Leite surgiu na Palestina, perto de Belém, local do nascimento de Jesus. Segundo a tradição, durante a fuga para o Egipto, a Sagrada Família terá parado junto a uma gruta para descansar, tendo Maria aproveitado a ocasião para amamentar o Menino Jesus, nisto uma gota de leite caiu sobre uma pedra tornando-a branca.

A Nossa Senhora do Leite é considerada como um símbolo de fertilidade. Muitos casais, que procuram ser pais, apelam à sua intercessão através da oração. Apesar da devoção, esta é uma representação com alguma raridade, já que o pudor católico fez com que a maioria destas imagens fosse escondida de olhares curiosos.

Não será coincidência que o fato de esta pintura ter pertencido a um convento feminino de clarissas, terá permitido a sobrevivência de tão bonita e de tão atual representação, até aos nossos dias.

[ Ep. 2 - A Nossa Senhora do Leite ]

MÁSCARAS DE CARNAVAL - Atividade

O Serviço Educativo do Museu Carlos Machado propõe a atividade “Máscaras de Carnaval” inspirada numa variedade de animais da nossa coleção de História Natural. Qual o animal que gostavas de ser por um dia?

Disponibilizaremos o tutorial no nosso site, na nossa página no Youtube e no facebook.

Neste Carnaval “brinca” connosco e partilha a tua máscara.

[ Tutorial ]

60" NO MUSEU - Episódio 1

O Museu Carlos Machado convida-o a conhecer algumas das suas peças em 60 segundos. No último dia de cada mês apresentaremos uma nova peça em «60” no MUSEU», a nova rubrica no MCM. Hoje, apresentamos-lhe o cachalote.

Na sala do mar do Circuito de História Natural, integrante do Núcleo de Santo André é possível observar um feto de cachalote, o esqueleto de um cachalote fêmea, ainda jovem, e a mandíbula de um cachalote adulto.

[ Ep. 1 - O Cachalote ]

DESAFIO DIGITAL - Janeiro

Nesta fase em que as atividades educativas em museus estão limitadas e reduzidas, o Serviço Educativo do Museu Carlos Machado vai disponibilizar, todos os meses, um desafio digital que parte da readaptação das atividades do programa educativo.

Enquanto não nos é possível encontrar fisicamente para a realização de atividades, fica atento aos nossos desafios digitais.

Visita o nosso site, o nosso canal de youtube e as nossas redes sociais (Facebook e Instagram).

[ Descobre os Intrusos ]

TÉCNICAS DE PINTURA - Tutorial 3

O Serviço Educativo do Museu Carlos Machado propõe uma atividade de Técnicas de Pintura repartida em três tutoriais.

A pintura de Bento Coelho da Silveira (O Barroco) serve de contexto para o desenvolvimento da atividade que tem como base a pintura “Assunção da Virgem".

Visita o nosso site e visualiza o terceiro vídeo tutorial desta série de três e desenvolve a atividade.

Partilha o resultado nas redes sociais e identifica o @museucarlosmachado e a #museuemsuacasa

[ Tutorial ]

TÉCNICAS DE PINTURA - Tutorial 2

O Serviço Educativo do Museu Carlos Machado propõe uma atividade de Técnicas de Pintura repartida em três tutoriais.

A pintura de Bento Coelho da Silveira (O Barroco) serve de contexto para o desenvolvimento da atividade que tem como base a pintura “Assunção da Virgem".

Visita o nosso site e visualiza o segundo vídeo tutorial desta série de três e desenvolve a atividade.

Partilha o resultado nas redes sociais e identifica o @museucarlosmachado e a #museuemsuacasa

[ Tutorial ]

TÉCNICAS DE PINTURA - Tutorial 1

O Serviço Educativo do Museu Carlos Machado propõe uma atividade de Técnicas de Pintura repartida em três tutoriais. 

Primeiro o contexto da pintura de Bento Coelho da Silveira (O Barroco), a fim de desenvolver uma atividade tendo como base a pintura “Assunção da Virgem". Pretende-se que o observador desenvolva uma composição numa superfície circular com referência às técnicas da época, principalmente ao fabrico artesanal das tintas a partir de pigmentos, bem como um entendimento da temática, da composição e da técnica de preparação dos pigmentos.  

Este tutorial destina-se a um público com algum domínio na pintura.

[ Tutorial 1 ]

TINTURARIA NATURAL – Tutorial

Incluído no Projeto De Fenais a Fenais e desta feita abordando a freguesia de Fenais da Luz e a produção da açafroa, também conhecida nos Açores por açaflor, cártamo ou açafrão dos tintureiros. Utilizada na cozinha como especiaria, esta planta confere uma cor “apetitosa” aos pratos e tem uma importante composição nutricional.

Da açafroa é usada a flor amarela, depois de seca. Esta planta com muitos benefícios medicinais, é também usada, desde a antiguidade, como planta tintureira da qual se obtém um amarelo alaranjado.

Antes de surgirem os corantes químicos e mais baratos, era da natureza que se retiravam as cores para tingir os tecidos e mesmo para maquilhagem. Quase tudo o que existe na natureza é possível de se tornar em corante.

Hoje, por questões que não nos são indiferentes, pela consciência cada vez maior sobre os males que os produtos químicos têm no ambiente, o tingimento natural vem ganhando lugar na indústria têxtil e tendo grande adesão de muitos consumidores e grandes marcas.

O Museu Carlos Machado convida-o a tingir tecidos com materiais naturais.

[ Tinturaria Natural – Tutorial ]

TÉCNICAS DE AGUARELA -Tutorial 3

Serviço Educativo do Museu Carlos Machado propõe uma atividade com aguarelas repartida em três tutoriais. As paisagens do reconhecido pintor Eduardo Soares de Sousa são ponto de partida para esta atividade.

Visita o nosso site e visualiza o terceiro vídeo tutorial desta série de três e desenvolve a atividade.

Partilha o resultado nas redes sociais e identifica o @museucarlosmachado e a #museuemsuacasa

[ Tutorial 3 ]

TÉCNICAS DE AGUARELA -Tutorial 2

Serviço Educativo do Museu Carlos Machado propõe uma atividade com aguarelas repartida em três tutoriais. As paisagens do reconhecido pintor Eduardo Soares de Sousa são ponto de partida para esta atividade.

Visita o nosso site e visualiza o segundo vídeo tutorial desta serie de três e desenvolve a atividade. Partilha o resultado nas redes sociais e identifica o @museucarlosmachado e a #museuemsuacasa

[ Tutorial 2 ]

TECER FIBRAS NATURAIS - Tutorial

A arte de tecer é uma das mais antigas nos Açores. Arte de mulheres onde confecionavam roupas, mantas, tapetes e outras utilidades. Hoje esta arte persiste com os mesmos trabalhos antigos mas também numa vertente mais contemporânea.

Neste tutorial pretende-se mostrar que, com um simples tear de pregos feito em casa, utilizando fibras naturais e sintéticas, qualquer pessoa pode criar peças originais e contribuir para que se mantenha viva esta que faz parte da nossa história.

[ Tutorial ]

TELHADOS ANTIGOS - Tutorial

Incluído no Projeto De Fenais a Fenais e desta feita abordando a freguesia de Fenais da Ajuda onde, em outros tempos, as senhoras aproveitavam o junco que crescia bravio nas terras de cultura para fazerem tapetes, persianas e outros utensílios domésticos, utilizando a técnica de amarração desta fibra, idêntica à utilizada na confeção dos telhados das casas primitivas dos Açores, o Museu Carlos Machado propõem-se a recrear em que consistiria esta técnica de amarração.

Utilizando outras fibras e materiais mais contemporâneos e ao nosso alcance, como a folha de milho, a espadana, o vime, o fio de algodão ou barbante, recreamos estes telhados em casinhas de presépio, técnica esta que pode ser utilizada numa grande diversidade de produtos artesanais.

[ Tutorial ]

TÉCNICAS DE AGUARELA -Tutorial 1

Serviço Educativo do Museu Carlos Machado propõe uma atividade com aguarelas que surgirá repartida em três tutoriais durante as próximas semanas. As paisagens do reconhecido pintor Eduardo Soares de Sousa são ponto de partida para esta atividade.

Visualiza o primeiro vídeo tutorial desta serie de três e desenvolve a atividade.

Partilha o resultado nas redes sociais e identifica o @museucarlosmachado e a #museuemsuacasa

[ Tutorial 1 ]

PROJETO MUSEU EM SUA CASA

O projeto Museu em sua Casa, enquanto evento partilhável e fluido, pretende provocar diálogos e questionamentos com toda a comunidade sobre a urgência e a necessidade da sociedade micaelense se consciencializar da importância do seu património, como suporte da construção identitária.

[ Fichas Museu em sua Casa ]

PEÇAS EM DIÁLOGO - Atividade 5

O nosso propósito, para além de preservar, estudar e apresentar as coleções, é o de as abrir aos Públicos e trabalhar no sentido que as mesmas possam gerar diálogos sobre o mundo em que vivemos.

As várias coleções do Museu Carlos Machado, nomeadamente a de História Natural, fazem parte da memória coletiva e do Património da Região.

Pelo fascínio que esta coleção em particular gera, tem servido de ponto de partida para a criação de várias obras de arte inéditas, oferecendo novas narrativas e olhares sobre as peças e coleções.

Seguindo a proposta de tema deste ano para o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, propomos um projeto em parceria com outras entidades que, como nós, atualmente trabalham em prol do Património e da Cultura e em desenvolver novas dinâmicas necessárias à sua proteção, criação e apresentação, numa altura em que ela - a Cultura - é mais essencial do que nunca.

A partir de hoje e semanalmente, durante 1 mês, apresentamos-lhe duas obras em diálogo: Uma peça do Museu e uma obra de arte contemporânea.

Nesta primeira ficha, o Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas é nosso parceiro.

[ Ficha das Peças ]
[ Atividade ]

PEÇAS EM DIÁLOGO - Atividade 4

Apresentamos-lhe a nossa coleção de Herbários - pertencentes à coleção de História Natural do Museu Carlos Machado - da qual partiu a obra Limbo, do artista Gonçalo Preto e que foi fruto de uma residência artística no âmbito do Walk&Talk - Festival de Artes entre 2017 e 2018.

[ Ficha das Peças ]
[ Atividade ]

PEÇAS EM DIÁLOGO - Atividade 3

Falamos de uma personagem importante para a coleção de História Natural do Museu Carlos Machado: Francisco Arruda Furtado, o jovem naturalista que terá trocado correspondência com Darwin e cujo trabalho traduz o espírito científico da época. A seu lado, a obra "Maçã de Darwin, Macaco de Newton", da dupla de artistas João Maria Gusmão e Pedro Paiva, que nasce de uma residência artística em São Miguel a 2012, com a Fonseca Macedo - Arte Contemporânea, na qual visitam o Núcleo de Santo André.

[ Ficha das Peças ]
[ Atividade ]

PEÇAS EM DIÁLOGO - Atividade 2

Os Museus de História Natural, trazem muitas vezes a herança dos primeiros museus, os Gabinetes de Curiosidades do século XVIII. O Museu Carlos Machado não é excepção.

Nesta atividade falamos da memória que vive na coleção do Museu e na peça do artista João Paulo Serafim "Espèce de Cabinet de Curiosités". Esta nasce de uma residência artística em São Miguel, através do Walk&Talk, desenvolvida precisamente no Museu Carlos Machado.

[ Ficha das Peças ]
[ Atividade ]

TECER - tutorial

A arte de tecer é uma das mais antigas nos Açores. Arte de mulheres onde confecionavam roupas, mantas, tapetes e outras utilidades. Hoje esta arte persiste com os mesmos trabalhos antigos mas também numa vertente mais contemporânea.

Neste tutorial pretende-se mostrar que, com um simples tear de pregos feito em casa, utilizando fibras naturais e sintéticas, qualquer pessoa pode criar peças originais e contribuir para que se mantenha viva esta que faz parte da nossa história.

[ Tutorial ]

PEÇAS EM DIÁLOGO - Atividade 1

Colocamos lado a lado a nossa coleção de História Natural e a instalação “In-sight” da artista Magaly Ponce. Coleção e obra são reflexo da importância do conhecimento cientifico e histórico, como base para se questionar a atualidade e pensar o futuro.

Imagina que estás em uma viagem pelo fundo do mar. Cria um papel de alumínio os animais que pudesses encontrar. Depois de prontas, podes pendura-las como um móbil e observa os efeitos de luz que cria.

A Magaly Ponce viajou de barco pela costa dos Estados Unidos durante 2 anos com um grupo de cientistas que estudavam as baleias jubarte. Tudo o que aprendeu sobre estes animais inspirou-a para realizar esta instalação.

Uma obra de arte é simplesmente uma forma de comunicar uma ideia, uma mensagem. A Magaly queria falar sobre a importância das baleias no ecossistema marinho mas também na nossa relação com este animal.  Durante muito tempo a caça à baleia foi permitida e era um importante setor da economia, inclusivamente, nos Açores. Apesar de ser proibido desde os anos 80, em alguns países, ainda se caçam baleias.

Partilha o resultado connosco identificando a página do Museu Carlos Machado e o #museuemsuacasa  

[ Ficha das Peças ]
[ Atividade ]

DESENHO E TÉCNICAS DE ILUSTRAÇÃO - Atividade

O Serviço Educativo do Museu Carlos Machado propõe uma atividade de desenho e técnicas de ilustração, inspirada nas aves da sua coleção de História Natural.

Visualiza o vídeo tutorial e desenvolve a atividade.

Partilha o resultado nas redes sociais e identifica o @museucarlosmachado e a #museusuacasa

[ Tutorial ]

DESENHO E PINTURA - Atividade

Partindo das nossas coleções, propomos um olhar sobre a história do Retrato (da pintura à fotografia) e desafiamos-te a criar o teu retrato ou de alguém que te seja próximo.

Visualiza o vídeo e desenvolve a atividade.

Partilha o resultado nas redes sociais e identifica o @museucarlosmachado e a #museusuacasa

[ Tutorial ]

ESCULTURA - Atividade

Propomos uma atividade de escultura e de técnicas de composições tridimensionais, inspirada nas espécies marinhas da sua coleção de História Natural.

Visualiza o vídeo tutorial e desenvolve a atividade.

Partilha o resultado nas redes sociais e identifica o @museucarlosmachado e a #museuemsuacasa

[ Tutorial ]