Downloads

O Museu disponibiliza um conjunto de conteúdos e vídeos didáticos que responderão à procura de muitos visitantes. Estes ajudarão a aumentar o conhecimento sobre as coleções, bem como, facilitarão o trabalho de consolidação de muitas temáticas abordadas em contexto escolar. 

ATIVIDADE ESCULTURA

Propomos uma atividade de escultura e de técnicas de composições tridimensionais, inspirada nas espécies marinhas da sua coleção de História Natural.

Visualiza o vídeo tutorial e desenvolve a atividade.

Partilha o resultado nas redes sociais e identifica o @museucarlosmachado e a #museuemsuacasa

 

https://www.facebook.com/museucarlosmachado/videos/486528892206824

 

[Download]
[ Tutorial ]

ATIVIDADE DE DESENHO E PINTURA

Partindo das nossas coleções, propomos um olhar sobre a história do Retrato (da pintura à fotografia) e desafiamos-te a criar o teu retrato ou de alguém que te seja próximo.

Visualiza o vídeo e desenvolve a atividade.

Partilha o resultado nas redes sociais e identifica o @museucarlosmachado e a #museusuacasa

 

https://www.facebook.com/museucarlosmachado/videos/550063838994571

[Download]
[ Tutorial ]

ATIVIDADE DE DESENHO E TÉCNICAS DE ILUSTRAÇÃO

O Serviço Educativo do Museu Carlos Machado propõe uma atividade de desenho e técnicas de ilustração, inspirada nas aves da sua coleção de História Natural.

Visualiza o vídeo tutorial e desenvolve a atividade.

Partilha o resultado nas redes sociais e identifica o @museucarlosmachado e a #museusuacasa

[Download]
[ Tutorial ]

ATIVIDADE PEÇAS EM DIÁLOGO 1

Ccolocamos lado a lado a nossa coleção de História Natural e a instalação “In-sight” da artista Magaly Ponce. Coleção e obra são reflexo da importância do conhecimento cientifico e histórico, como base para se questionar a atualidade e pensar o futuro.

Imagina que estás em uma viagem pelo fundo do mar. Cria um papel de alumínio os animais que pudesses encontrar. Depois de prontas, podes pendura-las como um móbil e observa os efeitos de luz que cria.

A Magaly Ponce viajou de barco pela costa dos Estados Unidos durante 2 anos com um grupo de cientistas que estudavam as baleias jubarte. Tudo o que aprendeu sobre estes animais inspirou-a para realizar esta instalação.

Uma obra de arte é simplesmente uma forma de comunicar uma ideia, uma mensagem. A Magaly queria falar sobre a importância das baleias no ecossistema marinho mas também na nossa relação com este animal.  Durante muito tempo a caça à baleia foi permitida e era um importante setor da economia, inclusivamente, nos Açores. Apesar de ser proibido desde os anos 80, em alguns países, ainda se caçam baleias.

 

Partilha o resultado connosco identificando a página do Museu Carlos Machado e o # museuemsuacasa  

[Download]
[ Ficha das Peças ]
[ Atividade ]

ATIVIDADE TUTORIAL TECER

A arte de tecer é uma das mais antigas nos Açores. Arte de mulheres onde confecionavam roupas, mantas, tapetes e outras utilidades. Hoje esta arte persiste com os mesmos trabalhos antigos mas também numa vertente mais contemporânea.

Neste tutorial pretende-se mostrar que, com um simples tear de pregos feito em casa, utilizando fibras naturais e sintéticas, qualquer pessoa pode criar peças originais e contribuir para que se mantenha viva esta que faz parte da nossa história.

 

https://www.facebook.com/museucarlosmachado/videos/335179427718344

[Download]
[ Tutorial ]

ATIVIDADE PEÇAS EM DIÁLOGO 2

Os Museus de História Natural, trazem muitas vezes a herança dos primeiros museus, os Gabinetes de Curiosidades do século XVIII. O Museu Carlos Machado não é excepção.

Nesta atividade falamos da memória que vive na coleção do Museu e na peça do artista João Paulo Serafim "Espèce de Cabinet de Curiosités". Esta nasce de uma residência artística em São Miguel, através do Walk&Talk, desenvolvida precisamente no Museu Carlos Machado.

[Download]
[ Ficha das Peças ]
[ Atividade ]

ATIVIDADE PEÇAS EM DIÁLOGO 3

Falamos de uma personagem importante para a coleção de História Natural do Museu Carlos Machado: Francisco Arruda Furtado, o jovem naturalista que terá trocado correspondência com Darwin e cujo trabalho traduz o espírito científico da época. A seu lado, a obra "Maçã de Darwin, Macaco de Newton", da dupla de artistas João Maria Gusmão e Pedro Paiva, que nasce de uma residência artística em São Miguel a 2012, com a Fonseca Macedo - Arte Contemporânea , na qual visitam o Núcleo de Santo André.

[Download]
[ Ficha das Peças ]
[ Atividade ]

ATIVIDADE PEÇAS EM DIÁLOGO 4

Apresentamos-lhe a nossa coleção de Herbários - pertencentes à coleção de História Natural do Museu Carlos Machado - da qual partiu a obra Limbo, do artista Gonçalo Preto e que foi fruto de uma residência artística no âmbito do Walk&Talk - Festival de Artes entre 2017 e 2018.

[Download]
[ Ficha das Peças ]
[ Atividade ]

ATIVIDADE PEÇAS EM DIÁLOGO 5

O nosso propósito, para além de preservar, estudar e apresentar as coleções, é o de as abrir aos Públicos e trabalhar no sentido que as mesmas possam gerar diálogos sobre o mundo em que vivemos.

As várias coleções do Museu Carlos Machado, nomeadamente a de História Natural, fazem parte da memória coletiva e do Património da Região.

Pelo fascínio que esta coleção em particular gera, tem servido de ponto de partida para a criação de várias obras de arte inéditas, oferecendo novas narrativas e olhares sobre as peças e coleções.

Seguindo a proposta de tema deste ano para o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, propomos um projeto em parceria com outras entidades que, como nós, atualmente trabalham em prol do Património e da Cultura e em desenvolver novas dinâmicas necessárias à sua proteção, criação e apresentação, numa altura em que ela - a Cultura - é mais essencial do que nunca.

A partir de hoje e semanalmente, durante 1 mês, apresentamos-lhe duas obras em diálogo: Uma peça do Museu e uma obra de arte contemporânea.

Nesta primeira ficha, o Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas é nosso parceiro.

[Download]
[ Ficha das Peças ]
[ Atividade ]

PROJETO Museu em Sua Casa

O projeto Museu em sua Casa, enquanto evento partilhável e fluido, pretende provocar diálogos e questionamentos com toda a comunidade sobre a urgência e a necessidade da sociedade micaelense se consciencializar da importância do seu património, como suporte da construção identitária. 

[Download]