Exposições

foto do item

Vida, Modos de Usar

As doações feitas ao Museu Carlos Machado nos últimos 10 anos foram o mote para o tema da mostra, que tem também, como objetivo homenagear os doadores, elogiando o ato de dar numa sociedade baseada na troca comercial, no lucro e no consumo.

foto do item

Canto da Maya

A exposição de longa duração apresenta a vida e a produção artística de um dos maiores vultos da escultura açoriana e nacional da primeira metade do século XX. Dividida em núcleos temáticos que expõem a sua génese, formação, consagração internacional, bem como, o seu papel na criação de obras monumentais.

 

foto do item

Circuito de História Natural

O Circuito História Natural apresenta uma coleção de base naturalista que foi o alicerce para a fundação do Museu. O circuito distribuído por oito salas expõe a diversidade, o exótico e o saber, onde são abordadas diferentes áreas do conhecimento científico, com destaque para zoologia, geologia, mineralogia, botânica.

 

foto do item

Circuito Memória do Convento

O circuito apresenta as características arquitetónicas dos edifícios conventuais de outros tempos, a diversidade de espaços, as suas dinâmicas e funções, bem como, explora o modo de vida das Clarissas pertencentes ao ramo feminino da Ordem dos Frades Menores, fundada por São Francisco de Assis.

foto do item

Circuito de Arte Sacra

O circuito de Arte Sacra centra-se na antiga Igreja do Colégio, onde a exuberante fachada, a resplandecência do retábulo do altar-mor, bem como, a coleção de azulejos setecentistas assumem-se como um todo, num monumento ímpar de criação barroca. A este integra-se uma galeria com uma coleção diversificada onde se destacam peças quinhentistas, bem como, um valioso espólio de exemplares de temática religiosa.

foto do item

Domingos Rebêlo

A exposição é um tributo ao pintor Domingos Rebêlo enquanto figura central do panorama artístico açoriano do século XX. A exposição apresenta peças das diferentes fases da evolução da criação do pintor ao longo de quatro décadas, não só a produção de cunho regionalista mas, também, a caricatura, as artes gráficas, a ilustração e a cenografia.

 

Notícias

foto do item

Reportagem no jornal AÇORIANO ORIENTAL

Inauguração exposição "Vida, Modos de Usar". O Museu Carlos Machado apresenta a exposição «Vida, Modos de Usar _ Ensaio sobre as doações dos últimos 10 anos»

foto do item

Reportagem da SIC sobre a exposição "Vida, Modos de Usar"

Nova exposição é composta por dezenas de peças doadas na última década.  

foto do item

Reportagem no programa AÇORES HOJE sobre a exposição "Vida, Modos de Usar"

O Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado tem patente a exposição “Vida, Modos de Usar - Ensaio sobre as doações dos últimos 10 anos”. 

foto do item

Reportagem Telejornal RTP AÇORES

Visite a exposição «Vida, Modos de Usar _ Ensaio sobre as doações dos últimos 10 anos» com curadoria de Luísa Cardoso. A mostra estará patente até ao final do ano no Núcleo de Arte Sacra, antiga Igreja do Colégio, de terça a domingo, das 10h às 17h30.

foto do item

Entrevista Programa INTER-ILHAS

«É uma exposição cheia porque ela nasce de um gesto cheio que transborda, que é a dádiva».

foto do item

Reportagem CORREIO DA MANHÃ Canadá à exposição "Vida, Modos de Usar"

«A Dr.ª Luísa pretendeu homenagear tudo o que se passa dentro da casa e as pessoas que ofereceram essas peças».

foto do item

Reportagem CORREIO DA MANHÃ Canadá ao Núcleo de Arte Sacra

Igreja do Colégio e Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado em Azores em Destaque. 

foto do item

Reportagem jornal Açoriano Oriental | edição 5.10.2020

Museu Carlos Machado apresenta nova identidade. 

foto do item

Reportagem SIC _ Edição de 8.10.2020 | Dia Mundial da Visão

O Dia Mundial da Visão, ou internacionalmente apelidado de WSD (World Sight Day) – é comemorado desde o ano 2000, toda a segunda quinta –feira do mês de outubro. Esta data foi criada para chamar a atenção do público sobre a prevenção da deficiência visual e aumentar a conscientização pública sobre esse tema.

Eventos

Peça do mês

  • Artista
  • Canto da Maya (1890 – 1981)
  • Título
  • Esboceto para «Desespero da Dúvida»
  • Data
  • Sem data (ca. 1915)
  • Material
  • Terracota pintada
  • Dimensões
  • 28 x 9,5 x 11 cm
  • Nº de Inventário
  • MCM5753