Horário

  • Horário Verão
  • De terça-feira a domingo - 10h00 às 18h00
  • Segunda - encerrrado

 

  • Horário Inverno
  • De terça-feira a domingo - 09h30 às 17h30
  • Segundas - encerrrado

Localização

  • Núcleo de Santo André

    Convento de Santo André

    Rua do Dr.Guilherme Poças

    9500-100, Ponta Delgada

  • Núcleo de Arte Sacra

    Igreja do Colégio

    Largo do Colégio

    9500-055, Ponta Delgada

Bilhetes

  • Preço
  • . 2,00€ (por núcleo)

    . 5,00€ (Núcleos de Santo André + Arte Sacra + Santa Bárbara - válido no dia da sua aquisição)

     

  • Descontos na Entrada
  • . portadores do Cartão Jovem Municipal;

    . jovens entre os 15 e os 25 anos de idade;

    . reformados, aposentados e pessoas com mais de 65 anos de idade;

    . docentes de qualquer grau ou nível de ensino;

    . grupos compostos de mais de 10 elementos;

     

  • Entrada Gratuita
  • . domingos;

    . Dia Internacional dos Museus;

    . crianças até aos 14 anos;

    . portadores do Cartão Interjovem;

    . membros da APOM/ICOM, mediante comprovação documental;

    . investigadores, mediante requerimento próprio;

    . jornalistas e profissionais de turismo, no desempenho das suas funções e devidamente identificados;

    . professores e alunos de qualquer grau de ensino, se integrados em visitas de estudo programadas com os serviços do museu;

    . mecenas, no respetivo museu;

    . membros de Associações de Amigos de Museu, no respetivo museu;

    . funcionários da DRaC e serviços dependentes da DRaC, em dia útil aquando da realização de atividades de extensão cultural, permitindo apenas o acesso às respetivas áreas;

Nota Informativa:

Nestes serviços há prioridade de atendimento a idosos, doentes, grávidas, pessoas com deficiência ou acompanhantes de crianças de coo e outros casos específicos com necessidades de atendimento prioritário, assim como, os portadores de convocatórias junto do serviço que as emitiu. (cf. Art.9º do DL nº135/99, de 22 de abril)

Acessibilidade

O Museu Carlos Machado quer-se Aberto e Inclusivo e como tal, acessível a toda a pessoa que o deseje visitar. Consciente de que há várias formas de se experienciar o mundo que nos rodeia, o Museu tem vindo a adotar várias estratégias que o tornam acessível do ponto de vista físico e intelectual.

 

Os três núcleos do Museu Carlos Machado são acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida, por ser provido de elevadores no Núcleo de Santo André e Núcleo de Santa Bárbara, bem como, rampas de acesso, à exceção das salas de exposições temporárias no primeiro andar do Núcleo de Arte Sacra.

 

Através do Programa Eixo do Serviço Educativo, têm sido desenvolvidas várias parcerias com associações e entidades que trabalham com públicos com necessidades específicas, de modo a desenhar visitas e atividades que vão ao encontro das necessidades de cada pessoa. Temos vindo a trabalhar com a ACAPO (Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal), ALZA (Associação de Alzheimer dos Açores), APPDA (Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA), Associação de Paralisia Cerebral de São Miguel (APCSM), entre outras.

 

O projeto Museu Móvel e De Fenais a Fenais, reforça a ideia do Museu Carlos Machado como Museu de Território e, assume o seu campo de ação fora das paredes físicas do Museu, desenvolvendo trabalho contínuo em toda a ilha de São Miguel, em particular – através do projeto De Fenais a Fenais – nas freguesias da costa norte. O objetivo é o de envolver comunidades que se encontrem geograficamente afastadas do Museu, explorando o seu património local.

 

Conscientes de que este é um trabalho contínuo, continuamos a trabalhar para que todos os dias estejamos mais próximos de um Museu totalmente inclusivo, que toda a pessoa o sinta como seu. Estamos abertos a sugestões de como nos podemos tornar mais próximo de si.