Exposições

foto do item

Santos da Casa Fazem Milagres

O que fazem os Guardiães da memória quando os crentes regressam a casa? O que escutam quando o silêncio regressa? O que veem quando a luz se apaga e os Santos observam do altar? O que fazem os guardiães da memória quando as portas se fecham, as janelas de cobrem, as chaves rodam em fechaduras por onde as crianças espreitam? O que fazem os Guardiães da memória quando as preces e pedidos precisam (também eles) de encontrar quem os escute e os atenda? O que fazem todos aqueles que zelam por estátuas de madeira, por bancos feitos à medida, por estuques e cortinas de veludo?

foto do item

Circuito Memória do Convento

O circuito apresenta as características arquitetónicas dos edifícios conventuais de outros tempos, a diversidade de espaços, as suas dinâmicas e funções, bem como, explora o modo de vida das Clarissas pertencentes ao ramo feminino da Ordem dos Frades Menores, fundada por São Francisco de Assis.

foto do item

Domingos Rebêlo

A exposição é um tributo ao pintor Domingos Rebêlo enquanto figura central do panorama artístico açoriano do século XX. A exposição apresenta peças das diferentes fases da evolução da criação do pintor ao longo de quatro décadas, não só a produção de cunho regionalista mas, também, a caricatura, as artes gráficas, a ilustração e a cenografia.

 

foto do item

As Pegadas São Pontes

André Almeida e Sousa é natural de São Miguel mas reside em Lisboa, onde vive e trabalha. João Silvério sobre André Almeida e Sousa refere que “tem desenvolvido o seu trabalho construindo pinturas, desenhos e objetos sob formas, composições e relações muito diversas”. Diz, ainda, que “os desenhos, em painéis modulares de apreciável dimensão e detalhe, ou em folhas de formato médio, transitam entre a transparência de planos e uma densidade sedimentada e profunda” revelada através de uma expressão introspetiva e codificada existente numa questão permanente que o artista coloca a si mesmo”.

foto do item

Circuito de História Natural

O Circuito História Natural apresenta uma coleção de base naturalista que foi o alicerce para a fundação do Museu. O circuito distribuído por oito salas expõe a diversidade, o exótico e o saber, onde são abordadas diferentes áreas do conhecimento científico, com destaque para zoologia, geologia, mineralogia, botânica.

 

foto do item

Circuito de Arte Sacra

O circuito de Arte Sacra centra-se na antiga Igreja do Colégio, onde a exuberante fachada, a resplandecência do retábulo do altar-mor, bem como, a coleção de azulejos setecentistas assumem-se como um todo, num monumento ímpar de criação barroca. A este integra-se uma galeria com uma coleção diversificada onde se destacam peças quinhentistas, bem como, um valioso espólio de exemplares de temática religiosa.

Notícias

foto do item

Reportagem no jornal AÇORIANO ORIENTAL

O Museu Carlos Machado apresenta a exposição "Vida, Modos de Usar - Ensaio sobre as doações dos últimos 10 anos"

foto do item

Reportagem da SIC sobre a exposição "Vida, Modos de Usar"

Nova exposição é composta por peças doadas ao Museu na última década.  

foto do item

Reportagem no programa AÇORES HOJE sobre a exposição "Vida, Modos de Usar"

O Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado tem patente a exposição “Vida, Modos de Usar - Ensaio sobre as doações dos últimos 10 anos”. 

foto do item

Reportagem Telejornal RTP AÇORES

Visite a exposição «Vida, Modos de Usar _ Ensaio sobre as doações dos últimos 10 anos» com curadoria de Luísa Cardoso. A mostra estará patente até ao final do ano no Núcleo de Arte Sacra, antiga Igreja do Colégio, de terça a domingo, das 10h às 17h30.

foto do item

Entrevista Programa INTER-ILHAS

«É uma exposição cheia porque ela nasce de um gesto cheio que transborda, que é a dádiva».

foto do item

Reportagem CORREIO DA MANHÃ Canadá à exposição "Vida, Modos de Usar"

«A Dr.ª Luísa pretendeu homenagear tudo o que se passa dentro da casa e as pessoas que ofereceram essas peças».

foto do item

Reportagem CORREIO DA MANHÃ Canadá ao Núcleo de Arte Sacra

Igreja do Colégio e Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado em Azores em Destaque. 

foto do item

Reportagem jornal Açoriano Oriental | edição 5.10.2020

Museu Carlos Machado apresenta nova identidade. 

foto do item

Reportagem SIC _ Edição de 8.10.2020 | Dia Mundial da Visão

O Dia Mundial da Visão, ou internacionalmente apelidado de WSD (World Sight Day) – é comemorado desde o ano 2000, toda a segunda quinta –feira do mês de outubro. Esta data foi criada para chamar a atenção do público sobre a prevenção da deficiência visual e aumentar a conscientização pública sobre esse tema.

Reportagem RTP Açores _ Assinatura de Convénio

Assinatura de Convénio entre o Museu Carlos Machado e a Santa Casa da Misericórdia da Maia.

Reportagem RTP Açores _ Inauguração exposição "As Pegadas São Pontes"

Reportagem SIC Notícias - Dia Internacional dos Museus

Um grupo de alunos da turma do 12º E da Escola Secundária Antero De Quental, no âmbito no projeto o “Museu e a Escola”, foi desafiado pelo Museu Carlos Machado a reinterpretar peças com séculos de história com recurso às novas tecnologias. O resultado foi apresentado no Dia Internacional dos Museus através de uma vídeo-instalação intitulada 'A Arte Sacra sob uma ótica futurista'.

Reportagem RTP Açores - Dia Internacional dos Museus

O Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, assinalou o Dia Internacional dos Museus com a inauguração de uma vídeo-instalação intitulada 'A Arte Sacra sob uma ótica futurista'.

O trabalho foi desenvolvido por uma turma do 12º ano de Artes Visuais da Escola Secundária Antero de Quental.

Reportagem Correio dos Açores_ 18 de maio de 2021

No Dia Internacional dos Museus «O Museu é um lugar rico enquanto espaço cultural que tem a obrigação de ser um guardião do património…» e «Obras para acolher as reservas do Museu estão a ser feitas ‘com olhar de futuro’».

 

Reportagem Correio dos Açores _ 14 de maio

O Museu Carlos Machado celebra, a 18 de Maio, o Dia Internacional dos Museus com uma visita à exposição “As Pegadas São Pontes”, de André Almeida e Sousa, e com a apresentação da vídeo-instalação “A arte sacra sob uma ótica futurística”, desenvolvida pela turma do 12º E de Artes Visuais da Escola Secundária Antero de Quental, Ponta Delgada, no âmbito no projecto “O Museu e a Escola”.

Eventos

Peça do mês

  • Nome
  • Enxofre
  • Origem
  • Sicília, Itália
  • Nº de Inventário
  • MCMgm0195