A parceria entre o Museu Carlos Machado e o Geoparque Açores visa reforçar as relações estreitas entre o museu e o território em que está inserido, contribuindo para a sua divulgação, proteção, valorização e desenvolvimento sustentado.
Com o aumento do turismo nos Açores, o museu evidencia-se como um meio essencial na divulgação de conhecimento, estabelecendo um primeiro contacto entre os visitantes e o território açoriano, e promovendo um turismo responsável assente na preservação e conservação dos recursos naturais disponíveis.
Aproveite esta oportunidade e visite a mostra expositiva O Geoparque no Museu, patente no Núcleo de Santo André.
O Circuito História Natural apresenta uma coleção de base naturalista que foi o alicerce para a fundação do Museu. O circuito distribuído por oito salas expõe a diversidade, o exótico e o saber, onde são abordadas diferentes áreas do conhecimento científico, com destaque para zoologia, geologia, mineralogia, botânica.
O circuito apresenta as características arquitetónicas dos edifícios conventuais de outros tempos, a diversidade de espaços, as suas dinâmicas e funções, bem como, explora o modo de vida das Clarissas pertencentes ao ramo feminino da Ordem dos Frades Menores, fundada por São Francisco de Assis.
Quinhentos anos depois do nascimento de Gaspar Frutuoso, o Museu Carlos Machado realiza uma exposição que revela a faceta científica do notável cronista Saudades da Terra. A exposição parte das suas descrições da natureza, que são ilustradas com exemplares da coleção de história natural, com amostras recentes e recorrendo a tecnologias da atualidade.
A exposição presta homenagem ao Príncipe Albert I do Mónaco, dando ênfase à relação do Príncipe com os Açores, abordando memórias afetivas e o seu legado na construção do conhecimento científico do Atlântico.
O circuito de Arte Sacra centra-se na antiga Igreja do Colégio, onde a exuberante fachada, a resplandecência do retábulo do altar-mor, bem como, a coleção de azulejos setecentistas assumem-se como um todo, num monumento ímpar de criação barroca. A este integra-se uma galeria com uma coleção diversificada onde se destacam peças quinhentistas, bem como, um valioso espólio de exemplares de temática religiosa.
Visite a exposição comemorativa do centenário do nascimento de Natália Correia, patente na Galeria do Centro Municipal de Cultura de 3 de maio a 30 de junho.
"Natália Correia - Do Universo Íntimo: Ambientes e Arte" inaugura já na próxima 3ª feira, dia 2 de maio, às 18h30.
Uma oportunidade a não perder!
No próximo dia 12 de maio, pelas 17h30, inaugura a mostra expositiva O Geoparque no Museu, no Núcleo de Santo André do Museu Carlos Machado.
Aproveite esta oportunidade e visite a mostra expositiva O Geoparque no Museu, patente no Núcleo de Santo André.
Para assinalar o Dia Internacional dos Museus, o Museu Carlos Machado tem a honra de receber o Dr. Nuno Pereira, em representação do OVGA – Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores, para uma conversa em torno do tema Erupções Históricas nos Açores, que terá lugar no Núcleo de Santo André, no próximo dia 18 de maio, pelas 18h00.
Participe nesta conversa e visite a mostra expositiva "O Geoparque no Museu", patente no Núcleo de Santo André.
No próximo dia 19 de maio, às 21h30, o Museu Carlos Machado assinala o Dia da Marinha com um Concerto Comemorativo organizado em parceria com o Comando da Zona Marítima dos Açores e o Conservatório Regional de Ponta Delgada.
Aproveite para nos visitar e conheça a mostra expositiva alusiva a esta efeméride, patente no Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado até ao dia 15 de junho de 2023.