Exposições

foto do item

Circuito de História Natural

O Circuito História Natural apresenta uma coleção de base naturalista que foi o alicerce para a fundação do Museu. O circuito distribuído por oito salas expõe a diversidade, o exótico e o saber, onde são abordadas diferentes áreas do conhecimento científico, com destaque para zoologia, geologia, mineralogia, botânica.

 

foto do item

Circuito Memória do Convento

O circuito apresenta as características arquitetónicas dos edifícios conventuais de outros tempos, a diversidade de espaços, as suas dinâmicas e funções, bem como, explora o modo de vida das Clarissas pertencentes ao ramo feminino da Ordem dos Frades Menores, fundada por São Francisco de Assis.

foto do item

Albert I - Príncipe do Atlântico

A exposição presta homenagem ao Príncipe Albert I do Mónaco, dando ênfase à relação do Príncipe com os Açores, abordando memórias afetivas e o seu legado na construção do conhecimento científico do Atlântico.

foto do item

Circuito de Arte Sacra

O circuito de Arte Sacra centra-se na antiga Igreja do Colégio, onde a exuberante fachada, a resplandecência do retábulo do altar-mor, bem como, a coleção de azulejos setecentistas assumem-se como um todo, num monumento ímpar de criação barroca. A este integra-se uma galeria com uma coleção diversificada onde se destacam peças quinhentistas, bem como, um valioso espólio de exemplares de temática religiosa.

foto do item

Gaspar Frutuoso, naturalista

Quinhentos anos depois do nascimento de Gaspar Frutuoso, o Museu Carlos Machado realiza uma exposição que revela a faceta científica do notável cronista Saudades da Terra. A exposição parte das suas descrições da natureza, que são ilustradas com exemplares da coleção de história natural, com amostras recentes e recorrendo a tecnologias da atualidade.

Notícias

foto do item

Reportagem no jornal AÇORIANO ORIENTAL

O Museu Carlos Machado apresenta a exposição "Vida, Modos de Usar - Ensaio sobre as doações dos últimos 10 anos"

foto do item

Reportagem da SIC sobre a exposição "Vida, Modos de Usar"

Nova exposição é composta por peças doadas ao Museu na última década.  

foto do item

Reportagem no programa AÇORES HOJE sobre a exposição "Vida, Modos de Usar"

O Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado tem patente a exposição “Vida, Modos de Usar - Ensaio sobre as doações dos últimos 10 anos”. 

foto do item

Reportagem Telejornal RTP AÇORES

Visite a exposição «Vida, Modos de Usar _ Ensaio sobre as doações dos últimos 10 anos» com curadoria de Luísa Cardoso. A mostra estará patente até ao final do ano no Núcleo de Arte Sacra, antiga Igreja do Colégio, de terça a domingo, das 10h às 17h30.

foto do item

Entrevista Programa INTER-ILHAS

«É uma exposição cheia porque ela nasce de um gesto cheio que transborda, que é a dádiva».

foto do item

Reportagem CORREIO DA MANHÃ Canadá à exposição "Vida, Modos de Usar"

«A Dr.ª Luísa pretendeu homenagear tudo o que se passa dentro da casa e as pessoas que ofereceram essas peças».

foto do item

Reportagem CORREIO DA MANHÃ Canadá ao Núcleo de Arte Sacra

Igreja do Colégio e Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado em Azores em Destaque. 

foto do item

Reportagem jornal Açoriano Oriental | edição 5.10.2020

Museu Carlos Machado apresenta nova identidade. 

foto do item

Reportagem SIC _ Edição de 8.10.2020 | Dia Mundial da Visão

O Dia Mundial da Visão, ou internacionalmente apelidado de WSD (World Sight Day) – é comemorado desde o ano 2000, toda a segunda quinta –feira do mês de outubro. Esta data foi criada para chamar a atenção do público sobre a prevenção da deficiência visual e aumentar a conscientização pública sobre esse tema.

Reportagem RTP Açores _ Assinatura de Convénio

Assinatura de Convénio entre o Museu Carlos Machado e a Santa Casa da Misericórdia da Maia.

Reportagem RTP Açores _ Inauguração exposição "As Pegadas São Pontes"

Reportagem SIC Notícias - Dia Internacional dos Museus

Um grupo de alunos da turma do 12º E da Escola Secundária Antero De Quental, no âmbito no projeto o “Museu e a Escola”, foi desafiado pelo Museu Carlos Machado a reinterpretar peças com séculos de história com recurso às novas tecnologias. O resultado foi apresentado no Dia Internacional dos Museus através de uma vídeo-instalação intitulada 'A Arte Sacra sob uma ótica futurista'.

Reportagem RTP Açores - Dia Internacional dos Museus

O Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, assinalou o Dia Internacional dos Museus com a inauguração de uma vídeo-instalação intitulada 'A Arte Sacra sob uma ótica futurista'.

O trabalho foi desenvolvido por uma turma do 12º ano de Artes Visuais da Escola Secundária Antero de Quental.

Reportagem Correio dos Açores_ 18 de maio de 2021

No Dia Internacional dos Museus «O Museu é um lugar rico enquanto espaço cultural que tem a obrigação de ser um guardião do património…» e «Obras para acolher as reservas do Museu estão a ser feitas ‘com olhar de futuro’».

 

Reportagem Correio dos Açores _ 14 de maio

O Museu Carlos Machado celebra, a 18 de Maio, o Dia Internacional dos Museus com uma visita à exposição “As Pegadas São Pontes”, de André Almeida e Sousa, e com a apresentação da vídeo-instalação “A arte sacra sob uma ótica futurística”, desenvolvida pela turma do 12º E de Artes Visuais da Escola Secundária Antero de Quental, Ponta Delgada, no âmbito no projecto “O Museu e a Escola”.

Eventos

Peça do mês

  • Nome comum
  • Mero; Mero-legítimo
  • Nome científico
  • Epinephelus marginatus (Lowe, 1834)
  • Dimensões
  • A42 x C114 x L46 cm
  • Nº de Inventário
  • MCMp0431