Núcleo de Santa Bárbara
O Museu Carlos Machado tem patente a exposição “Cântico de Cor. A Espiritualidade em Domingos Rebêlo”, consagrada a uma figura fundamental para a arte açoriana do século vinte, propondo uma leitura das representações da religiosidade tanto ao nível popular como erudito, que foi profusamente tratado na obra do pintor ao longo da carreira.
A exposição integra obras do acervo e de coleções particulares exibindo, sobretudo, pinturas a óleo, desenhos, esculturas, fotografias e ainda documentação procedente do arquivo que pertenceu a Domingos Rebelo e que constituem fontes de conhecimento referente ao tema da exposição.
A exposição constitui uma oportunidade de, não só trazer a público um conjunto de peças que habitualmente não são apreciadas pelo púbico, como também, no fundo, mostra o legado artístico que praticamente nunca foi exibido e que é muito relevante, na medida em que aporta novidades do ponto de vista do estudo e da atualização do conhecimento em torno do tema e da profusa criação de Domingos Rebelo.
Das obras em exposição merecem destaque São Francisco abençoando a cidade de Assis (1930), Foliões do Espírito Santo - Santo Espírito, Santa Maria, (1931) Promessa (1929), Procissão de São Pedro Gonçalves de Vila Franca do Campo (1948), Sexta-Feira Santa (1942), entre outras.
A exposição ocupa a sala do piso -2 do Núcleo de Santa Bárbara, tem curadoria interna e pode ser visitada até 2025.
SM
O Diário de Bordo Cultura Açores já se encontra disponível nos Núcleos de Santa Bárbara, Santo André e Arte Sacra do Museu Carlos Machado.
Núcleo de Santo André
Núcleo de Santo André
Núcleo de Santo André
Núcleo de Santa Bárbara
Núcleo de Arte Sacra