Arqueologia, do Convento ao Museu

Núcleo de Santa Bárbara

 

O Museu Carlos Machado nasceu em 1880 com um conjunto de coleções de zoologia, botânica e mineralogia. Viria, nas décadas seguintes, a ser enriquecido por coleções de etnografia, arte, artes decorativas, brinquedos e epigrafia, entre outras, sendo de criação mais recente as coleções de numismática, medalhística e de arqueologia.

Durante todo este tempo, o Museu Carlos Machado expressaria a necessidade de expandir o seu espaço dedicado a reservas, face ao crescimento em temáticas e em número dos bens dos seus diversos acervos. A criação recente de um novo equipamento com esse propósito surgiu nesse sentido.

Hoje, o Museu apresenta em exposição parte do espólio resultado do acompanhamento arqueológico da construção do seu novo edifício de reservas, no Convento de Santo André. Mostramos, através das peças fragmentadas e das estruturas identificadas, o lado quotidiano da vida conventual, nem sempre o foco dos estudos sobre os conventos de clausura, mas que não será de menor importância.

Este momento expositivo serve também de mote para abordar a arqueologia no Museu, com a apresentação dos bens já incorporados, assim como suscitar uma reflexão relativamente à incorporação museológica de objetos, em todas as suas virtudes e problemáticas.

Outras Notícias

foto do item

Subscrever newsletter

foto do item

Cântico de Cor | A Espiritualidade em Domingos Rebêlo

Núcleo de Santa Bárbara

foto do item

Ilhas do Amanhã

Núcleo de Santo André

5 de fevereiro - dezembro 2026

Mostra expositiva

foto do item

DAS CINZAS — Catástrofe e adaptação nos Açores

Núcleo de Santo André

abril - junho

foto do item

De Corpo Inteiro

Núcleo de Santo André

abril - maio

foto do item

Lá ao Sul de Tudo - Bárbara Jasmins

Núcleo de Santo André

abril - junho

foto do item

O Traço e o Tempo: geografias visuais de uma cidade

7 maio 2026 - 31 janeiro 2027

foto do item

Música no Museu - Música Barroca Francesa para Flauta de Bisel e Teorba

Núcleo de Arte Sacra

16 de maio

21h00

Entrada livre

foto do item

MUSEUTALKS - "Os Desastres Naturais e a Resiliência Açoriana"

Núcleo de Santo André

18 de maio

17h00

Entrada livre