Inauguração
20 de dezembro
18h00
Núcleo de Santa Bárbara
O Museu Carlos Machado nasceu em 1880 com um conjunto de coleções de zoologia, botânica e mineralogia. Viria, nas décadas seguintes, a ser enriquecido por coleções de etnografia, arte, artes decorativas, brinquedos e epigrafia, entre outras, sendo de criação mais recente as coleções de numismática, medalhística e de arqueologia.
Durante todo este tempo, o Museu Carlos Machado expressaria a necessidade de expandir o seu espaço dedicado a reservas, face ao crescimento em temáticas e em número dos bens dos seus diversos acervos. A criação recente de um novo equipamento com esse propósito surgiu nesse sentido.
Hoje, o Museu apresenta em exposição parte do espólio resultado do acompanhamento arqueológico da construção do seu novo edifício de reservas, no Convento de Santo André. Mostramos, através das peças fragmentadas e das estruturas identificadas, o lado quotidiano da vida conventual, nem sempre o foco dos estudos sobre os conventos de clausura, mas que não será de menor importância.
Este momento expositivo serve também de mote para abordar a arqueologia no Museu, com a apresentação dos bens já incorporados, assim como suscitar uma reflexão relativamente à incorporação museológica de objetos, em todas as suas virtudes e problemáticas.
O Diário de Bordo Cultura Açores já se encontra disponível nos Núcleos de Santa Bárbara, Santo André e Arte Sacra do Museu Carlos Machado.
Núcleo de Santo André
Núcleo de Santo André
Núcleo de Santa Bárbara
Núcleo de Santo André
Núcleo de Arte Sacra
22 dezembro
17h00
28 de dezembro
17h00
Núcleo de Arte Sacra