As Pegadas São Pontes

Exposição

Núcleo de Arte Sacra
17.4 - 22.8
Exposição onde se dão a conhecer 25 obras do artista André Almeida e Sousa, criadas entre 2012 e 2020, com curadoria de João Silvério.

Um itinerário de transfigurações

 

André Almeida e Sousa tem desenvolvido o seu trabalho construindo pinturas, desenhos e objectos sob formas, composições e relações muito diversas. Os desenhos, em painéis modulares de apreciável dimensão e detalhe, ou em folhas de formato médio, transitam entre a transparência de planos e uma densidade sedimentada e profunda que se revela através de uma expressão introspectiva e codificada que reside numa questão permanente que o artista coloca a si mesmo. O título da exposição, é um dos caminhos possíveis para a resposta a essa questão e apresenta-se como um aforismo, um fragmento do seu pensamento, que agrega a praxis ao sentimento e ao percurso do seu imaginário, austero mas profundamente transformador. Esse imaginário estribado numa intuição temporal é pautado por um itinerário diarístico, como um andamento que marca uma pulsão poética, sistemática, e entregue a um monólogo que não se ausenta de escutar a voragem das imagens que lhe passam em redor. Neste sentido, o trabalho de Almeida e Sousa é, na sua essência, uma mediação e simultaneamente uma transfiguração que ocorre na prática da pintura, do desenho e da escultura, mas nunca é um resultado final e acabado.

Todo este processo encontra na matéria pictórica um campo de possibilidades muito contido, enquanto obra de arte que nos desafia e nos coloca perante uma procura permanente, porque se trata de um procedimento que se organiza por sobreposições, ocultações e desvelamentos.

 

João Silvério

Outros Destaques

foto do item

FICASC

Entrada gratuita
foto do item

TURDUS MERULA

Núcleo de Santo André
foto do item

Gestos de Abundância

25 de setembro | 30 de novembro
foto do item

'A ilha de Sam Nunca'

curadoria de Maria Emanuel Albergaria e design de Júlia Garcia
foto do item

Domingos Rebêlo

Núcleo de Santa Bárbara
foto do item

Arqueologia

Núcleo de Santa Bárbara
foto do item

Alto da Rocha do Canto da Baía

A mostra expositiva será uma oportunidade única para revisitar o legado de Dias de Melo e compreender a sua importância na cultura açoriana.