10 de novembro, 21h00, Ponta Delgada, Igreja do Colégio
FLORIAN BERNER (violoncelo)
A verdadeira arte é uma permanente revolução. Fazer arte é uma aventura e é um risco (é como dar aquele fá agudo da Rainha da Noite da ópera “Flauta Mágica”, de Mozart). O violoncelista austríaco Florian Berner é grande porque recusa o conformismo e enveredou por essa aventura e por esse risco. Mundialmente conhecido, ele é uma referência incontornável, com destaque para as 6 Suites para violoncelo, de Johann Sebastian Bach.
Segundo aquele músico, “a mestria de Bach em fazer o violoncelo cantar, falar e dançar, em escrever música polifónica para um instrumento melódico e em explorar esferas de profunda emoção, alegria, fé e transcendência é inigualável. No entanto, sempre foi um desafio escrever música não acompanhada para este instrumento. Duas composições de tempos mais recentes serão enquadradas pela música de Bach: o Lux Aeterna do "Requiem para violoncelo solo" de Peter Sculthorpe e o "Tombeau for an artist" de Ralf Yusuf Gawlick, que foi escrito para Florian Berner, intérprete deste programa”.
SÃO JORGE, 4 de novembro, 21h00, Calheta, Museu Francisco de Lacerda.
GRACIOSA, 6 de novembro, 21h00, Sala de Exposições da Biblioteca Municipal de Santa Cruz da Graciosa.
TERCEIRA, 8 de novembro, 21h00, Angra do Heroísmo, Igreja da Misericórdia.
SÃO MIGUEL, 10 de novembro, 21h00, Ponta Delgada, Igreja do Colégio.
Uma coisa é certa: em Music Azores 2023 não escutaremos música previsível e acomodada – aquilo a que o meu amigo maestro António Vitorino de Almeida chama ironicamente de “a cultura musical do Für Elise (Beethoven) e da Marcha Turca (Mozart)”, – bem pelo contrário: teremos música com substância e não adornos; com ideias e não efeitos. Os concertistas, atuando por via da sensibilidade e da emoção, sabem que a música não vale por ser nova, mas por ser boa. Por isso nunca põem a originalidade à frente da qualidade.
Da minha parte continuo utopicamente a pensar que a música pode ser fator de transformação do mundo.
Victor Rui Dores
Fonte: Cultura Açores
O Diário de Bordo Cultura Açores já se encontra disponível nos Núcleos de Santa Bárbara, Santo André e Arte Sacra do Museu Carlos Machado.
Núcleo de Santa Bárbara
Núcleo de Santo André
Núcleo de Santa Bárbara
Núcleo de Arte Sacra
Horário de Funcionamento
Núcleo de Santo André