28 de novembro no Núcleo de Santa Bárbara
14h00 – Aqui Onde Tudo Acaba
20h00 – Escute, a Terra foi Rasgada
"O Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense (FICASC) pelo 5º ano consecutivo é contemplado pelo Prêmio Catarinense de Cinema através do governo do Estado. O festival itinerante que desde a sua concepção está estruturado nos eixos: Cinema, Educação para Sustentabilidade e Inclusão Social, passa por quatro cidades de Santa Catarina e já atingiu um público superior a 20 mil pessoas.
"Nossos filmes carregam a temática socioambiental, cuidadosamente selecionados pela nossa qualificada equipe de curadores. Além da exibição dos filmes, abrimos debates e rodas de conversas com convidados que são especialistas em diversas áreas afim de conversar sobre as questões ambientais e sociais da nossa contemporaneidade. Nosso objetivo é gerar reflexões e ampliar perspectivas, sobretudo nas escolas, universidades e centros culturais»
Doty Luz, Diretor.
Considerando a importância da integração de todas as artes, o FICASC busca também estimular a inserção de outros segmentos culturais através de atividades paralelas como apresentações musicais, teatrais, exposições fotográficas, oficinas de audiovisual e desenho, bem como algumas ações práticas como por exemplo o plantio de mudas.
Estimulado pelo desafio de ampliar fronteiras e unidos pela cultura açoriana, o FICASC com o apoio do Museu Carlos Machado, Escola Secundária Antero de Quental e ALA - Associação Largo dos Artistas e diversos colaboradores açorianos, por três anos consecutivos foi realizado no Arquipélago dos Açores, mais precisamente na Ilha de São Miguel:
"Um dos nossos objetivos de estar levando o festival aos Açores é reconhecer e fortalecer a relação cultural sem esquecer as nossas origens. Da mesma forma que a cultura Açoriana chegou ao Brasil, chegamos em Portugal levando um pouco da cultura brasileira. Valorizamos demais a riqueza deste intercâmbio."
Doty Luz, Diretor.
Especialmente em Santa Catarina a cultura açoriana é muito presente em cotidiano: na culinária, na arquitetura, nas atividades de pesca artesanal e engenhos, nas festividades populares e religiosas, e no artesanato. Considerando toda essa grandiosidade cultural que ganhamos de presente, ano após ano o FICASC seleciona filmes que retratam belamente estes costumes com a intenção de levá-los a Portugal da mesma forma que leva junto na bagagem filmes sobre os povos originários indígenas que retratam a cultura brasileira antes de Portugal."
[ Trailer FICASC ]
O Diário de Bordo Cultura Açores já se encontra disponível nos Núcleos de Santa Bárbara, Santo André e Arte Sacra do Museu Carlos Machado.
Núcleo de Santa Bárbara
Núcleo de Santa Bárbara
Núcleo de Arte Sacra
Horário de Funcionamento
Núcleo de Santo André
Núcleo de Santo André
Inauguração
Mercado a Cores
8 de julho
10 julho - 21 setembro
Concerto de Flauta e Piano
20 julho
18h00
Núcleo de Arte Sacra