28 de novembro no Núcleo de Santa Bárbara
14h00 – Aqui Onde Tudo Acaba
20h00 – Escute, a Terra foi Rasgada
"O Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense (FICASC) pelo 5º ano consecutivo é contemplado pelo Prêmio Catarinense de Cinema através do governo do Estado. O festival itinerante que desde a sua concepção está estruturado nos eixos: Cinema, Educação para Sustentabilidade e Inclusão Social, passa por quatro cidades de Santa Catarina e já atingiu um público superior a 20 mil pessoas.
"Nossos filmes carregam a temática socioambiental, cuidadosamente selecionados pela nossa qualificada equipe de curadores. Além da exibição dos filmes, abrimos debates e rodas de conversas com convidados que são especialistas em diversas áreas afim de conversar sobre as questões ambientais e sociais da nossa contemporaneidade. Nosso objetivo é gerar reflexões e ampliar perspectivas, sobretudo nas escolas, universidades e centros culturais»
Doty Luz, Diretor.
Considerando a importância da integração de todas as artes, o FICASC busca também estimular a inserção de outros segmentos culturais através de atividades paralelas como apresentações musicais, teatrais, exposições fotográficas, oficinas de audiovisual e desenho, bem como algumas ações práticas como por exemplo o plantio de mudas.
Estimulado pelo desafio de ampliar fronteiras e unidos pela cultura açoriana, o FICASC com o apoio do Museu Carlos Machado, Escola Secundária Antero de Quental e ALA - Associação Largo dos Artistas e diversos colaboradores açorianos, por três anos consecutivos foi realizado no Arquipélago dos Açores, mais precisamente na Ilha de São Miguel:
"Um dos nossos objetivos de estar levando o festival aos Açores é reconhecer e fortalecer a relação cultural sem esquecer as nossas origens. Da mesma forma que a cultura Açoriana chegou ao Brasil, chegamos em Portugal levando um pouco da cultura brasileira. Valorizamos demais a riqueza deste intercâmbio."
Doty Luz, Diretor.
Especialmente em Santa Catarina a cultura açoriana é muito presente em cotidiano: na culinária, na arquitetura, nas atividades de pesca artesanal e engenhos, nas festividades populares e religiosas, e no artesanato. Considerando toda essa grandiosidade cultural que ganhamos de presente, ano após ano o FICASC seleciona filmes que retratam belamente estes costumes com a intenção de levá-los a Portugal da mesma forma que leva junto na bagagem filmes sobre os povos originários indígenas que retratam a cultura brasileira antes de Portugal."
[ Trailer FICASC ]
O Diário de Bordo Cultura Açores já se encontra disponível nos Núcleos de Santa Bárbara, Santo André e Arte Sacra do Museu Carlos Machado.
Núcleo de Santa Bárbara
Núcleo de Santo André
Núcleo de Santa Bárbara
Núcleo de Arte Sacra
Horário de Funcionamento
Núcleo de Santo André