O Tempo Escrito nas Nuvens

Mostra do filme dia 23 de fevereiro às 18h00

Núcleo de Santa Bárbara

 

O Museu Carlos Machado apresentará, no próximo dia 23 de fevereiro, às 18h00, no Núcleo de Santa Bárbara, em Ponta Delgada, o documentário "O Tempo Escrito nas Nuvens", uma produção do Museu do Pico, com autoria de Paulo Henrique Silva. Estará presente o autor, bem como Fernanda Carvalho (IPMA).

 

Biografia do autor:

Paulo Henrique Silva, natural da ilha Terceira, é atualmente, técnico de som da RTP açores, Delegação da Terceira, e coordenador da base de dados de ambiente e conservação da natureza - siaram.azores.gov.pt, da Direção Regional do Ambiente, Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo do Governo Regional dos Açores.

 

Sinopse:

Neste trabalho está documentado o conhecimento empírico das populações do Pico nas previsões meteorológicas e guardadas as memórias de séculos de tradição oral. Testemunhos da terra e do mar que refletem o conhecimento daqueles que aprenderam a ler o tempo, através da experiência e da observação das nuvens, da montanha, da terra, do mar, da lua e das estrelas, etc. Estes conhecimentos relevantes, fazem parte da nossa vivência, e continuam presentes na vida de quem trabalha no mar, na agricultura e na natureza.

Muitos ainda mantêm o olhar nos sinais que a natureza envia e interpretam o estado do tempo, não confiando apenas nas previsões meteorológicas.

O entendimento dos fenómenos atmosféricos, na ilha do Pico faz parte do nosso Património Cultural Imaterial, que pouco a pouco vai desaparecendo.

[ Assista ao trailer ]

Outras Notícias

foto do item

Diário de Bordo Cultura Açores

O Diário de Bordo Cultura Açores já se encontra disponível nos Núcleos de Santa Bárbara, Santo André e Arte Sacra do Museu Carlos Machado.

foto do item

Do Tempo e das Nuvens

Núcleo de Santo André

foto do item

Cerâmica Azul e Branca

Núcleo de Santo André

foto do item

25 de Abril, sempre

Núcleo de Santo André

foto do item

Ao Alcance do Olhar

Núcleo de Arte Sacra (Igreja do Colégio)

 

foto do item

CLÁSSICOS NO MUSEU

26 de maio

17h00

Núcleo de Arte Sacra