“Laudalino da Ponte Pacheco, o fotógrafo que estava lá”

Inauguração

12 julho

18h00

Núcleo de Arte Sacra

O Museu Carlos Machado inaugura no próximo dia 12 de julho, às 18h00, a exposição temporária “Laudalino da Ponte Pacheco, o fotógrafo que estava lá”, no Núcleo de Arte Sacra. A exposição reúne fotografias de Laudalino da Ponte Pacheco (1921-1997), capturadas nas décadas de 60 e 70, retratando a vida na Maia – onde cresceu e viveu – Porto Formoso, Lomba da Maia, bem como outros registos da Ilha de São Miguel e do Canadá, onde visitou familiares e amigos emigrados.

Laudalino da Ponte Pacheco (1921-1997) foi um homem de múltiplos talentos, empreendedor e imaginativo. Trabalhou na Fábrica de Tabaco da Maia e, em 1954, ao receber uma máquina fotográfica vinda do Canadá, encontrou a sua grande paixão. A partir de então, fotografou os eventos ao seu redor, na Maia e em outros lugares, como a Terceira e o Canadá. Nas suas fotografias registou festas, batizados, funerais, casamentos, procissões e outros momentos significativos da vida quotidiana da comunidade. Laudalino deixou um acervo único, de mais de 155 mil imagens, esteticamente cuidadas na composição e domínio da luz, revelando o olhar privilegiado de quem fazia parte da comunidade fotografada.

Organizada pelo Museu Carlos Machado, a exposição conta com a curadoria de Blanca Martín Calero e Maria Emanuel Albergaria, colaboração nos textos de Luísa Cardoso, design gráfico e expositivo de José Albergaria, Júlia Garcia e colaboração de Ana Pacheco e restante família de Laudalino da Ponte Pacheco. As imagens de Laudalino dialogam com peças do acervo do Museu, principalmente da coleção de Etnografia Regional, e com objetos pessoais do fotógrafo e artefactos do Museu do Tabaco da Maia. A exposição também inclui entrevistas áudio e projeção de imagens do arquivo fotográfico, preservado pela Santa Casa da Misericórdia do Divino Espírito Santo da Maia, por depósito da sua família.

A exposição estará aberta ao público de 12 de julho a 10 de novembro de 2024. A dinamização incluirá atividades com o Serviço de Mediação do Museu Carlos Machado e outros parceiros, de destacar uma residência artística no Arquipélago-Centro de Artes Contemporâneas.

O objetivo da exposição é divulgar o trabalho deste fotógrafo singular e convoca-se a partilha de vivências de um tempo passado que tem uma forte repercussão na atualidade. O arquivo de Laudalino é fundamental para criar narrativas sobre o território antropológico, sociológico e histórico da ilha de São Miguel. Ao partilhar a história de vida de Laudalino da Ponte Pacheco, a exposição sublinha a importância do empreendedorismo, criatividade, cooperação e resiliência face às adversidades da vida, bem como o papel da modernização, tecnologia, cultura e do bem-estar, como promotores da transformação, desenvolvimento, mobilidade social e democracia.

 

Com apoio:

Direção-Geral das Artes

Câmara Municipal da Ribeira Grande

Santa Casa da Misericórdia do Divino Espírito Santo da Maia

Arquipélago-Centro de Artes Contemporâneas.

Outras Notícias

foto do item

Subscrever newsletter

foto do item

Diário de Bordo Cultura Açores

O Diário de Bordo Cultura Açores já se encontra disponível nos Núcleos de Santa Bárbara, Santo André e Arte Sacra do Museu Carlos Machado.

foto do item

25 de Abril, sempre

Núcleo de Santo André

foto do item

Pimenta da Terra – Tempero Micaelense

Núcleo de Santo André

foto do item

Cântico de Cor | A Espiritualidade em Domingos Rebêlo

Núcleo de Santa Bárbara

foto do item

Limbo 2.0

Núcleo de Santo André

foto do item

Música no Museu | Natal no Museu

Núcleo de Arte Sacra

22 dezembro

17h00

foto do item

Arqueologia, do Convento ao Museu

Inauguração

20 de dezembro

18h00

Núcleo de Santa Bárbara

 

foto do item

Música no Museu 2024

28 de dezembro 

17h00

Núcleo de Arte Sacra