Música no Museu 2024

O Museu Carlos Machado irá acolher um recital de flauta e piano no dia 12 de julho, às 17h00, no Núcleo de Arte Sacra. Este evento faz parte da série "Música no Museu 2024". A apresentação contará com as flautistas Inês Alves e Helena Silva, acompanhadas ao piano por Ana Filipa Sousa. O concerto antecede a inauguração da exposição "Laudalino da Ponte Pacheco, o fotógrafo que estava lá".

Philippe Gaubert (1879 - 1941)

Divertissement Grec

Carl Philipp Emanuel Bach (1714 – 1788)

Sonata Hambúrguer em Sol Maior

I. Allegretto

Franz Doppler (1821 -1883)

Fantasia Pastoral Húngara

Carl Reinecke (1824 – 1910)

Sonata “Undine”

I. Allegro

III . Andante Tranquillo

Notas biográficas

Helena Silva

Iniciou os seus estudos musicais em 2011, na Academia de Música de Viana do Castelo, na classe da professora Sílvia Cancela. Posteriormente, em 2021, ingressou na Escola Pro ssional Artística do Alto Minho, na classe da mesma professora. Ao longo do seu percurso académico, participou em diversos estágios de Orquestra de Sopros e Orquestra Sinfónica, tendo trabalhado com maestros como Alberto Roque, Délio Gonçalves, David Fiuza, Rita Castro Blanco, Javier Viceiro e Ivan Meylemans. Teve oportunidade de realizar diversas masterclasses, contactando com inúmeros  autistas de renome, entre eles Francisco Barbosa, Adriana Ferreira, Ana Ferraz, Vasco Gouveia, Nuno Inácio, Michel Bellavance, Silvia Cared- du, Julien Beaudiment, Sebastian Jacôt, Emily Beynon, Sibel Pensel e Felix Renggli. Participou em diversos concursos, nomeadamente no Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro “Terras de La Salette”, Paços Premium, Zodiac Internacional Music Competition , tendo sido premiada na 7ª Edição do “Prémio Ilda Moura”, na 1ª edição do Concurso “ScalaFlauta” e na 5ª Edição do Concurso Internacional de Sopros do Alto Minho. Foi ainda premiada na categoria de Música de Câmara, na 10ª e 11ª Edição do Concurso IdipsuMúsica, onde integrou um quarteto e um sexteto de  autas, respetivamente. Finalizou o 3º ano do Curso de Instrumentista de Sopros e Percussão, onde foi membro da Orquestra Sinfónica ARTEAM, sob a direção dos maestros Javier Viceiro e Diogo Costa. Em setembro de 2024, prosseguirá os seus estudos na Haute école de musique de Genève, na Suíça, na classe do professor Michel Bellavance.

Inês Alves

Iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos, no Conservatório Regional de Ponta Delgada, no ano letivo 2014/2015, na classe do professor Yuri Pankiv. Entre 2015 e 2023 foi aluna da classe da professora Sílvia Olivei- ra. Participou em Masterclasses orientadas por Ana Maria Ribeiro, Gil Magalhães, João Lourenço, Marina Camponês, Nuno Inácio, Joana Correia, Francisco Barbosa, Herlander Sousa, Adriana Ferreira, Ricardo Carva- lho e Ana Ferraz. Participou em estágios de orquestra de sopros e sinfónica sob a orientação dos maestros Paulo Martins, Borja Quintas, Válter Palma, Jan Wierzba, Adrián Ronda Sampayo, José Eduardo Gomes, Élio Leal e David Fiuza. Foi solista em abril e junho de 2023, com a orquestra de sopros e sinfónica do Conservatório Regional de Ponta Delgada sob a direção dos maestros Válter Palma e Juan Maggiorani, respetivamente. Foi premiada no Concurso Internacional de Música de Gondomar (2019), no Concurso Jovem.Com (2019, 2021, 2022 e 2023), na 6.ª Edição do Prémio Ilda Moura ( 2022), no 1.º Concurso de Interpretação Arpejo Editora (2022), no XV Concurso Luíz Peter Clode (2022), no Prémio de Flauta “Jovens Talentos” (2023) e VII Con- curso Nacional de Música Gilberta Paiva (2024). Foi distinguida também internacionalmente com o Platinum Prize no “Berlioz International Music Competition” em março de 2024. Participou igualmente em concursos na categoria de música de câmara, tendo sido laureada no 2.º Concurso Margarida Magalhães Sousa (2023) e na 11.ª Edição do Concurso Idipsumúsica (2024). Atualmente frequenta a Escola Pro ssional Artística do Alto Minho- ARTEAM na classe de  auta da professo- ra Sílvia Cancela onde integra a Orquestra de Sopros ARTEAM sob a direção do maestro Diogo Costa.

Ana Filipa Sousa

Iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Paredes, onde estudou com os professores Marta Vieira e Marco Oliveira. Posteriormente ingressou na Academia Nacional Superior de Orquestra da Metropoli- tana, no curso de Piano para Música de Câmara e Acompanhamento, na classe do professor Alexei Eremine, onde concluiu a Licenciatura. Realizou também Mestrado em Pedagogia do Instrumento e Mestrado em Ensino da Música. Frequentou masterclasses com os professores Marco Oliveira, Liudmila Roschina, Filipe Pinto-Ri- beiro e Michel-Portal (este último na vertente de Música de Câmara). Estudou com os professores Marco Oliveira, Filipe Pinto-Ribeiro, Alexei Eremine e Artur Pereira na classe de piano, com Cesário Costa, Paul Wakabayashi e Paulo Pacheco na classe de música de câmara e com os professores Anna Tomasik e Yan Mikirtu- mov na vertente de Leitura e Acompanhamento. Apresentou-se em público com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Académica Metropolitana, Orquestra da Costa Atlântica, Orquestra Con Spirito e com instrumentistas de renome, tais como Pierre Dutot. Apresenta-se regularmente em recitais de música de câmara, quer em duo com trompete (Diptyque Duo), quer em duo de pianos (Duo Vchetireruki), entre outros agrupamentos. Atualmente desempenha funções de pianista acompanhadora e professora de piano na Escola de Música de Esposende e na ARTEAM, em Viana do Castelo.