O Museu Carlos Machado tem patente a exposição temporária “Laudalino da Ponte Pacheco, o fotógrafo que estava lá”, no Núcleo de Arte Sacra. A exposição reúne fotografias de Laudalino da Ponte Pacheco (1921-1997), capturadas nas décadas de 60 e 70, retratando a vida na Maia – onde cresceu e viveu – Porto Formoso, Lomba da Maia, bem como outros registos da Ilha de São Miguel e do Canadá, onde visitou familiares e amigos emigrados.

Laudalino da Ponte Pacheco (1921-1997) foi um homem de múltiplos talentos, empreendedor e imaginativo. Trabalhou na Fábrica de Tabaco da Maia e, em 1954, ao receber uma máquina fotográfica vinda do Canadá, encontrou a sua grande paixão. A partir de então, fotografou os eventos ao seu redor, na Maia e em outros lugares, como a Terceira e o Canadá. Nas suas fotografias registou festas, batizados, funerais, casamentos, procissões e outros momentos significativos da vida quotidiana da comunidade. Laudalino deixou um acervo único, de mais de 155 mil imagens, esteticamente cuidadas na composição e domínio da luz, revelando o olhar privilegiado de quem fazia parte da comunidade fotografada.

Organizada pelo Museu Carlos Machado, a exposição conta com a curadoria de Blanca Martín Calero e Maria Emanuel Albergaria, colaboração nos textos de Luísa Cardoso, design gráfico e expositivo de José Albergaria, Júlia Garcia e colaboração de Ana Pacheco e restante família de Laudalino da Ponte Pacheco. As imagens de Laudalino dialogam com peças do acervo do Museu, principalmente da coleção de Etnografia Regional, e com objetos pessoais do fotógrafo e artefactos do Museu do Tabaco da Maia. A exposição também inclui entrevistas áudio e projeção de imagens do arquivo fotográfico, preservado pela Santa Casa da Misericórdia do Divino Espírito Santo da Maia, por depósito da sua família.

A exposição estará aberta ao público de 12 de julho a 10 de novembro de 2024. A dinamização incluirá atividades com o Serviço de Mediação do Museu Carlos Machado e outros parceiros, de destacar uma residência artística no Arquipélago-Centro de Artes Contemporâneas.

O objetivo da exposição é divulgar o trabalho deste fotógrafo singular e convoca-se a partilha de vivências de um tempo passado que tem uma forte repercussão na atualidade. O arquivo de Laudalino é fundamental para criar narrativas sobre o território antropológico, sociológico e histórico da ilha de São Miguel. Ao partilhar a história de vida de Laudalino da Ponte Pacheco, a exposição sublinha a importância do empreendedorismo, criatividade, cooperação e resiliência face às adversidades da vida, bem como o papel da modernização, tecnologia, cultura e do bem-estar, como promotores da transformação, desenvolvimento, mobilidade social e democracia.

Com apoio:

Direção-Geral das Artes

Câmara Municipal da Ribeira Grande

Santa Casa da Misericórdia do Divino Espírito Santo da Maia

Arquipélago-Centro de Artes Contemporâneas.