26 janeiro
17h00
Núcleo de Arte Sacra
No próximo dia 26 de janeiro de 2025, às 17h00, o Núcleo de Arte Sacra (Igreja do Colégio dos Jesuítas), em Ponta Delgada, acolhe o concerto de abertura da temporada “Clássicos no Museu”. Este é o primeiro concerto da segunda temporada da iniciativa promovida pela Quadrivium – Associação Artística, em parceria com o Museu Carlos Machado.
Com o tema “No Vento e no Tempo, Arquiteturas Sonoras”, o concerto apresenta três agrupamentos da Quadrivium: o Arquinteto, quinteto de sopros, o Quarteto de Saxofones dos Açores e o Atlantic Brass Five, quinteto de metais.
O programa inclui obras de compositores como Philip Glass, Gustav Holst, Michael Kamen e Alexander Arutiunian. Entre os destaques estão a interpretação de Mishima, de Glass, pelo Quarteto de Saxofones, e Júpiter, o Portador da Alegria, de Holst, pelo Arquinteto, que também executa Euphoria, de Antero Ávila. O Atlantic Brass Five apresenta Quintet, de Michael Kamen, e dois andamentos de Armenian Scenes, de Arutiunian. A proposta é de explorar a interação entre música, espaço e tempo, destacando como a sonoridade se integra na arquitetura do local.
Ao longo dos dez concertos previstos para 2025, contaremos com a pianista Diana Botelho Vieira, que irá interpretar Ravel, em comemoração aos seus 150 anos e atuará acompanhada pela Sinfonietta de Ponta Delgada. Num outro momento da temporada, Henrique Constância irá estrear-se como maestro da Sinfonietta. A programação incluirá ainda o Trio Perpétuo, vencedores do 2º Prémio no concurso Jovens Músicos de 2022, na categoria de Música de Câmara – nível superior.
A temporada 'Clássicos no Museu' é uma produção Quadrivium – Associação Artística com o apoio da Direção-Geral das Artes e do Museu Carlos Machado.
O Diário de Bordo Cultura Açores já se encontra disponível nos Núcleos de Santa Bárbara, Santo André e Arte Sacra do Museu Carlos Machado.
Núcleo de Santo André
Núcleo de Santo André
Núcleo de Santa Bárbara
Núcleo de Santo André
Núcleo de Santa Bárbara
Núcleo de Arte Sacra