CLÁSSICOS NO MUSEU

26 janeiro

17h00

Núcleo de Arte Sacra

No próximo dia 26 de janeiro de 2025, às 17h00, o Núcleo de Arte Sacra (Igreja do Colégio dos Jesuítas), em Ponta Delgada, acolhe o concerto de abertura da temporada “Clássicos no Museu”. Este é o primeiro concerto da segunda temporada da iniciativa promovida pela Quadrivium – Associação Artística, em parceria com o Museu Carlos Machado.

Com o tema “No Vento e no Tempo, Arquiteturas Sonoras”, o concerto apresenta três agrupamentos da Quadrivium: o Arquinteto, quinteto de sopros, o Quarteto de Saxofones dos Açores e o Atlantic Brass Five, quinteto de metais.

O programa inclui obras de compositores como Philip Glass, Gustav Holst, Michael Kamen e Alexander Arutiunian. Entre os destaques estão a interpretação de Mishima, de Glass, pelo Quarteto de Saxofones, e Júpiter, o Portador da Alegria, de Holst, pelo Arquinteto, que também executa Euphoria, de Antero Ávila. O Atlantic Brass Five apresenta Quintet, de Michael Kamen, e dois andamentos de Armenian Scenes, de Arutiunian. A proposta é de explorar a interação entre música, espaço e tempo, destacando como a sonoridade se integra na arquitetura do local.

Ao longo dos dez concertos previstos para 2025, contaremos com a pianista Diana Botelho Vieira, que irá interpretar Ravel, em comemoração aos seus 150 anos e atuará acompanhada pela Sinfonietta de Ponta Delgada. Num outro momento da temporada, Henrique Constância irá estrear-se como maestro da Sinfonietta. A programação incluirá ainda o Trio Perpétuo, vencedores do 2º Prémio no concurso Jovens Músicos de 2022, na categoria de Música de Câmara – nível superior.

A temporada 'Clássicos no Museu' é uma produção Quadrivium – Associação Artística com o apoio da Direção-Geral das Artes e do Museu Carlos Machado.

Outras Notícias

foto do item

Subscrever newsletter

foto do item

Diário de Bordo Cultura Açores

O Diário de Bordo Cultura Açores já se encontra disponível nos Núcleos de Santa Bárbara, Santo André e Arte Sacra do Museu Carlos Machado.

foto do item

25 de Abril, sempre

Núcleo de Santo André

foto do item

Pimenta da Terra – Tempero Micaelense

Núcleo de Santo André

foto do item

Cântico de Cor | A Espiritualidade em Domingos Rebêlo

Núcleo de Santa Bárbara

foto do item

Limbo 2.0

Núcleo de Santo André

foto do item

Arqueologia, do Convento ao Museu

Núcleo de Santa Bárbara

 

foto do item

Requinte e Delicadezas. A Coleção de Maria Jovita Negalha.

Núcleo de Arte Sacra